Nicole Silveira alcança melhor resultado do Brasil em provas de gelo nas Olimpíadas de Inverno

0
52

Gaúcha termina em 11º lugar no skeleton em Milão-Cortina e entra para a história do esporte brasileiro

A brasileira Nicole Silveira conquistou neste sábado (14) o melhor resultado olímpico da história do país em provas de gelo ao terminar na 11ª colocação no skeleton dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, realizados nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo.

Na modalidade, os atletas descem uma pista de gelo em um trenó individual, de bruços e com a cabeça à frente, atingindo velocidades superiores a 140 km/h. A disputa é definida pela soma dos tempos em quatro descidas, e vence quem obtiver o menor tempo total.

Nicole registrou o tempo final de 3min51s82, ficando a apenas 42 centésimos de entrar no top 10. Na sexta-feira (13), ela marcou 57s93 e 57s85 nas duas primeiras descidas. Já neste sábado, fez 58s11 na terceira tentativa e repetiu o tempo de 57s93 na última descida, garantindo o resultado histórico.

O ouro ficou com a austríaca Janine Flock, que somou 3min49s02, seguida pela alemã Susanne Kreher, medalhista de prata, e por Jacqueline Pfeifer, que conquistou o bronze. A belga Kim Meylemans, esposa de Nicole, terminou na sexta posição.

Entre os resultados femininos em gelo e neve, Nicole alcançou o segundo melhor desempenho da história do Brasil em Jogos de Inverno, atrás apenas do nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim 2006. O país também celebrou recentemente o ouro de Lucas Pinheiro Braathen no slalom gigante, feito inédito para o Brasil.

Natural de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Nicole se mudou ainda criança para Calgary, no Canadá, onde iniciou sua trajetória no skeleton. Atualmente com 30 anos, ela também atua como enfermeira, conciliando a profissão com a carreira esportiva de alto rendimento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here