Documentário sobre tradição centenária estreia na Comunidade de Bocaina, em Leverger

0
61

“Bocaina Terra de Fé e Raízes” retrata a Festa de São Sebastião e valoriza a memória oral dos moradores mais antigos

Pela primeira vez, o documentário Bocaina Terra de Fé e Raízes será exibido na própria Comunidade de Bocaina, distrito de Santo Antônio de Leverger, nesta terça-feira (20), às 19h, no salão comunitário localizado na Avenida São Sebastião. A obra também terá sessão marcada para o dia 3 de fevereiro, no Cine Teatro Cuiabá, ampliando o acesso do público urbano à produção.

O curta-metragem registra a tradicional Festa de São Sebastião, realizada há cerca de 100 anos na comunidade, a partir de memórias, contos e músicas preservadas pelos moradores mais antigos. As gravações começaram em 25 de janeiro do ano passado, data que marcou a abertura da programação de três dias do festejo religioso, acompanhando o evento por meio da sabedoria oral dos idosos e destacando a fé, a coletividade e a religiosidade como pilares da identidade local.

O projeto conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), do Governo de Mato Grosso, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo. As sessões terão recursos de acessibilidade.

Idealizado por Thamara Luiza, que assina o roteiro, a direção de produção e faz sua estreia como co-diretora geral, o documentário também integra sua trajetória acadêmica. A direção geral é compartilhada com Juliana Segóvia, responsável também pela direção de fotografia.

O filme reúne personagens centrais da organização e da vivência da festa, como Dona Diva, uma das chefes da cozinha; Oreste Castelo, capelão que explica a simbologia do mastro, das rezas e do cururu; Maria do Carmo, presidente da Associação dos Devotos de São Sebastião (Adesscob); Ana Rosa, da equipe de liturgia; e Creonice, conhecida como a “primeira-dama” da comunidade, dona do bar local e voz do Hino de São Sebastião.

Segundo Thamara Luiza, a produção foi marcada pelo envolvimento coletivo da comunidade e da equipe técnica. Ela destaca ainda a pós-produção, com acompanhamento de Pedro Brites na montagem e finalização; trilha sonora original assinada por Augusto Krebs e Igor Carvalho; além de Andressa Mendes, responsável pela produção executiva e pelo jurídico do projeto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here