Entidade anuncia mudança histórica no calendário e criação da Liga das Nações Africanas a partir de 2029
A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou que a Copa das Nações Africanas passará a ser realizada a cada quatro anos, e não mais bienalmente. A decisão foi tomada no último sábado (20), durante reunião do comitê executivo da entidade, realizada na capital do Marrocos.
O anúncio foi feito pelo presidente da CAF, Patrice Motsepe, e surpreendeu o cenário do futebol africano. Tradicionalmente, o torneio é disputado a cada dois anos desde sua criação, em 1957, sendo responsável por cerca de 80% da receita da confederação.
Neste domingo (21) tem início a 35ª edição da competição, que será disputada no Marrocos. Na partida de abertura, a seleção anfitriã enfrenta Comores.
Segundo Motsepe, as edições já programadas para 2027, que terão como sedes Quênia, Tanzânia e Uganda, serão mantidas. Em seguida, haverá ainda um torneio em 2028. A partir daí, a Copa das Nações Africanas passará definitivamente a ser disputada a cada quatro anos.
Para compensar o intervalo maior entre as edições, o presidente da CAF anunciou a criação da Liga das Nações Africanas, que será realizada anualmente a partir de 2029, nos moldes da competição organizada pela Uefa na Europa.
“Historicamente, a Copa das Nações era nosso principal recurso, mas agora teremos receitas financeiras todos os anos. Trata-se de uma estrutura nova e empolgante, que contribuirá para a independência financeira sustentável da CAF e garantirá maior sincronia com o calendário da Fifa”, afirmou Motsepe.

