Enchentes e deslizamentos deixam mais de mil mortos na Indonésia

0
42

Tempestades intensas provocam crise humanitária em Sumatra, com milhares de feridos e mais de um milhão de desalojados

A Agência Nacional de Gestão de Catástrofes da Indonésia informou, neste sábado (13), que o número de vítimas fatais provocadas pelas inundações e deslizamentos de terra que atingem o país nas últimas semanas chegou a 1.003 mortos, além de 218 pessoas desaparecidas.

Nas províncias de Sumatra do Norte e Sumatra Ocidental, o balanço aponta ainda 5.400 feridos e cerca de 1,2 milhão de pessoas desalojadas, que estão abrigadas temporariamente. As tragédias foram causadas por tempestades tropicais e chuvas de monção que atingiram o Sudeste Asiático, incluindo Indonésia, Malásia e Tailândia, além do Sul da Ásia, como o Sri Lanka, resultando em enchentes repentinas e deslizamentos.

Considerada uma das piores catástrofes recentes em Sumatra, especialmente na região de Aceh, no extremo oeste da ilha — área já devastada pelo tsunami de 2004 —, a tragédia deve gerar um custo de reconstrução estimado em 2,6 milhões de euros, cerca de R$ 16,4 milhões.

O governo indonésio tem sido alvo de críticas por não decretar estado de catástrofe natural, medida que poderia acelerar o envio de ajuda e melhorar a coordenação dos socorros. Diferentemente do Sri Lanka, o país também não solicitou apoio internacional.

Neste sábado, o presidente Prabowo Subianto voltou a visitar as áreas afetadas e reconheceu dificuldades pontuais no atendimento. “Em alguns locais houve pequenos atrasos devido às condições naturais e físicas, mas inspecionei todas as áreas e as condições são boas, os serviços adequados e os mantimentos suficientes”, afirmou após visita a Langkat, em Sumatra do Norte.

Segundo o presidente, equipes seguem trabalhando para restabelecer o acesso às regiões mais isoladas. “Em áreas como Takengon, continuamos a trabalhar sem parar para reabrir as estradas. Em Bener Meriah, acredito que a ponte já esteja operacional”, acrescentou Prabowo, em declaração feita na base aérea de Soewondo, administrada pela Força Aérea da Indonésia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here