Brasil deve colher 354,8 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26, aponta Conab

0
87

Estimativa indica avanço na área plantada, mas condições climáticas seguem como fator de atenção

O Brasil deverá colher 354,8 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26, segundo a segunda estimativa divulgada nesta quinta-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A área total destinada ao plantio deve alcançar 84,4 milhões de hectares, crescimento de 3,3% em relação ao ciclo anterior. A produtividade média estimada é de 4,2 mil quilos por hectare.

A Conab reforça, porém, que as projeções podem sofrer mudanças devido às condições climáticas nas regiões produtoras, especialmente diante dos recentes eventos adversos no Sul, da irregularidade das chuvas no Mato Grosso e do atraso de precipitações em Goiás.

Soja

A oleaginosa deve registrar expansão de 3,6% na área cultivada, chegando a 49,1 milhões de hectares e produção estimada em 177,6 milhões de toneladas. O plantio avança dentro da média dos últimos cinco anos, mas está atrasado em comparação com a safra passada, principalmente em Goiás e Minas Gerais, onde as chuvas não foram satisfatórias. No Mato Grosso, o ritmo é semelhante ao do último ciclo, embora a semeadura tenha enfrentado déficit hídrico em algumas áreas.

Milho

A produção total das três safras de milho está estimada em 138,8 milhões de toneladas, queda de 1,6% ante o ciclo anterior. A área da primeira safra deve crescer 7,1%. Baixas temperaturas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul retardaram o desenvolvimento inicial das lavouras, mas sem prejuízo ao potencial produtivo. No Paraná, tempestades e granizo no início de novembro afetaram áreas pontuais.

Arroz e Feijão

A colheita de arroz deve somar 11,3 milhões de toneladas, redução de 11,5% em relação à safra anterior, influenciada pela menor área cultivada. No Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, a semeadura já ultrapassa 78%, apesar de atrasos causados pelo excesso de chuva.

Para o feijão, a Conab projeta 3,1 milhões de toneladas nas três safras — volume semelhante ao ciclo anterior. A primeira safra tem queda de 7,3% na área plantada e deverá produzir 977,9 mil toneladas, redução de 8%.

Culturas de inverno

A safra de inverno 2025 está em fase de colheita, com destaque para o trigo, cuja produção deve alcançar 7,7 milhões de toneladas. As condições climáticas são consideradas favoráveis, mas a redução de investimentos em insumos deixou lavouras mais vulneráveis a doenças, resultando em espigas menores. No Paraná, chuvas intensas no início de novembro podem impactar áreas ainda não colhidas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here