Documento pode ser emitido em formato digital ou impresso, ambos com validade jurídica
Os proprietários de veículos com placa final 0 têm até o dia 31 de outubro para pagar a taxa de Licenciamento 2025, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). A guia de pagamento pode ser emitida no site www.detran.mt.gov.br, na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão.
Após o pagamento, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) pode ser acessado em formato digital (PDF) ou impresso em papel comum. Ambas as versões têm o mesmo valor jurídico do antigo documento “verdinho”, com autenticidade garantida por QR Code vinculado à base nacional da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O Detran-MT reforça que o veículo só é considerado licenciado após a quitação de todos os débitos, incluindo IPVA, multas e taxas de licenciamento, além da regularização de possíveis pendências administrativas ou judiciais.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sem o licenciamento do ano vigente é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

