Fiscalização flagra motoristas embriagados e aplica 81 autos de infração na Avenida Isaac Póvoas
A 78ª edição da Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste domingo (19), na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá, terminou com a prisão de 12 motoristas e a remoção de 48 veículos — 39 carros e 9 motocicletas.
Todas as prisões ocorreram por embriaguez ao volante (artigo 306 do CTB), sendo que dois condutores tiveram agravante por conduzir sem cuidados indispensáveis à segurança, e um foi detido por entregar o veículo a pessoa não habilitada.
Durante a ação, 166 veículos foram fiscalizados, 58 condutores autuados e 171 realizaram o teste de alcoolemia. Ao todo, foram lavrados 81 autos de infração: 22 por veículo sem registro ou não licenciado, 18 por dirigir sob efeito de álcool, 17 por recusa ao teste, 8 por conduzir sem CNH e 16 por outras infrações.
A multa para quem dirigir após consumo de álcool é de R$ 2.934,70, independentemente do teor alcoólico. Se o teste indicar mais de 0,33 mg/l ou houver sinais evidentes de embriaguez — olhos avermelhados, hálito etílico, desordens na vestimenta —, a legislação prevê autuação criminal na delegacia com possibilidade de prisão.

A Operação Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em conjunto com BPMTran, Deletran, Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo. A ação conta ainda com apoio da Guarda Municipal de Várzea Grande e da Semob de Cuiabá quando realizada em seus municípios.

