Criminosos agiram em sete minutos e fugiram de scooter; uma das joias já foi recuperada pela polícia
O Museu do Louvre, em Paris, foi alvo de um assalto na manhã deste domingo (19). Os criminosos conseguiram escapar com joias da coleção de Napoleão, levando o museu a fechar as portas “por motivos excepcionais”.
Segundo a ministra francesa da Cultura, Rachida Dati, não houve feridos. “Estou no local ao lado das equipes do museu e da polícia”, afirmou, acrescentando que as investigações estão em andamento. Uma fonte do Ministério do Interior confirmou que os assaltantes conseguiram fugir com parte das peças roubadas.
O ataque ocorreu entre 9h30 e 9h40, poucos minutos após a abertura do museu. De acordo com informações preliminares, os criminosos — três ou quatro — chegaram de patinete, usaram um elevador de carga para acessar uma das fachadas e quebraram janelas com ferramentas. As joias levadas pertenciam à galeria Apollon, onde fica exposta a coleção de Napoleão.
O ministro do Interior, Laurent Nuñez, classificou as joias como de “valor incalculável” e informou que a ação durou apenas sete minutos. Os ladrões fugiram em uma scooter modelo TMax.
A ministra da Cultura confirmou que uma das joias foi recuperada nas proximidades do museu — segundo o jornal Le Parisien, trata-se da coroa da Imperatriz Eugénie. Ainda conforme Nuñez, os suspeitos já eram conhecidos das forças de segurança por envolvimento em crimes semelhantes ocorridos em Paris.

