26 C
Cuiabá
domingo, 14 dezembro 2025
HomeGeralCaminhões com ajuda voltam a entrar em Gaza após novo acerto entre...

Caminhões com ajuda voltam a entrar em Gaza após novo acerto entre Israel e Hamas

Date:

Related stories

Seduc premia professores destaques no ensino de inglês na rede estadual

Educadores vencedores do Prêmio Mais Inglês apresentam boas práticas...

Setasc alerta sobre golpe que usa nome do programa SER Família

Criminosos fazem falsas promessas de cestas natalinas e liberação...

Enchentes e deslizamentos deixam mais de mil mortos na Indonésia

Tempestades intensas provocam crise humanitária em Sumatra, com milhares...

Entrada de caminhões de ajuda humanitária em Gaza marca novo avanço no frágil acordo de cessar-fogo

Caminhões com ajuda humanitária começaram a chegar à Faixa de Gaza nesta quarta-feira (15), enquanto Israel retomou os preparativos para reabrir a passagem de Rafah, ponto-chave para a entrada de suprimentos no território palestino. A decisão veio após o Hamas devolver novos corpos de reféns israelenses mortos, o que ajudou a evitar um impasse que ameaçava o já delicado acordo de cessar-fogo entre as partes.

Israel havia ameaçado manter a passagem fechada e reduzir o envio de ajuda devido à demora do Hamas na entrega dos corpos. Durante a madrugada, o grupo militante entregou mais restos mortais de reféns, totalizando oito corpos devolvidos desde segunda-feira (13) — embora um deles, segundo autoridades israelenses, não pertença a um refém.

Com o gesto, autoridades israelenses confirmaram que os preparativos estão em curso para permitir o trânsito de pessoas e suprimentos pela fronteira. A expectativa é que 600 caminhões de ajuda entrem em Gaza nas próximas horas, incluindo alimentos, medicamentos, combustível e equipamentos para reconstrução.

O acordo de trégua, que interrompeu dois anos de conflito devastador, prevê etapas futuras mais complexas, como o desarmamento do Hamas e a transferência de poder a uma nova administração local — pontos que o grupo ainda resiste em aceitar. Além disso, 21 corpos de reféns permanecem desaparecidos em Gaza, e uma força-tarefa internacional tenta localizá-los em meio à destruição provocada pela guerra.

O plano também obriga Israel a devolver os corpos de 360 militantes palestinos mortos em combate, sendo que o primeiro grupo, com 45 corpos, foi entregue na terça-feira (14).

Enquanto isso, a crise humanitária em Gaza continua grave: quase toda a população foi deslocada e enfrenta fome e colapso nos serviços de saúde. Imagens divulgadas pela Reuters mostram caminhões cruzando o lado egípcio de Rafah durante a madrugada, transportando combustível e caixas de suprimentos.

Apesar do avanço, o cessar-fogo enfrenta forte resistência dentro de Israel. O ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, de extrema-direita, criticou publicamente o envio de ajuda, classificando-o como uma “desgraça” e afirmando que “o terrorismo só entende a força”.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here