Saúde emite alerta sobre risco de intoxicação por metanol em MT

0
318

Comunicado orienta profissionais diante de surto registrado em São Paulo

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-MT), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), publicou um Comunicado de Risco para profissionais de saúde de Mato Grosso sobre a intoxicação por metanol, em razão de um surto ocorrido em São Paulo, associado a bebidas alcoólicas adulteradas.

Até o momento, não há casos confirmados ou suspeitos em Mato Grosso. No Brasil, já foram registrados 43 casos, sendo 39 em São Paulo, além de uma morte confirmada e oito em investigação nos estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia.

O documento orienta profissionais e gestores sobre sintomas, exames essenciais e protocolos de tratamento, ressaltando a necessidade de vigilância ativa e notificação imediata de casos suspeitos. Os sintomas iniciais aparecem entre 6 e 12 horas após a ingestão, semelhantes à embriaguez comum, mas podem evoluir em até 24 horas para complicações graves, como cegueira, convulsões e coma.

A SES-MT destacou que a intoxicação por metanol é um evento de Saúde Pública de notificação compulsória, e reforçou a importância da cooperação entre serviços de saúde, fiscalização de bebidas e monitoramento do uso indevido de substâncias químicas industriais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here