Peronismo derrota Milei em eleições legislativas na província de Buenos Aires

0
105

Aliança peronista Fuerza Patria obteve quase 47%; La Libertad, 34%

A oposição peronista ao governo de Javier Milei derrotou, neste domingo (7), o partido do presidente argentino, La Libertad Avanza (LLA), nas eleições legislativas na província de Buenos Aires, maior distrito eleitoral do país e decisivo para as eleições nacionais de outubro.

Com mais de 85% das urnas apuradas, a aliança peronista Fuerza Patria conquistou quase 47% dos votos, contra 34% da LLA. O próprio Milei reconheceu a derrota, classificando-a como “clara” e afirmou que ela “precisa ser aceita”.

A ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015), principal rosto da vitória, celebrou com apoiadores em frente à sua casa, onde cumpre prisão domiciliar. Antes, em publicação na rede social X, provocou Milei e criticou políticas do atual governo.

Os resultados provisórios apontam vitória do peronismo em seis das oito regiões eleitorais da província, incluindo os dois distritos mais populosos. A participação do eleitorado foi de pouco mais de 63%, abaixo de eleições anteriores, mas acima do esperado diante da ausência de disputa nacional simultânea.

A Fuerza Patria, que governa a província desde 2019, deve assegurar 13 dos 23 assentos no Senado em disputa e 21 das 46 cadeiras na Câmara Baixa. Já a LLA ficará com oito assentos no Senado e 18 na Câmara. Outros partidos, como a Somos Buenos Aires (5%) e a Frente de Izquierda y de los Trabajadores Unidad (4%), tiveram votações menores.

O peronismo não apenas superou Milei, mas também o Propuesta Republicana (Pro), legenda conservadora de Mauricio Macri, que integrou a coalizão com a LLA.

Tanto o governo quanto a oposição trataram o pleito como decisivo para fortalecer posições nas eleições nacionais de 26 de outubro, quando parte do Parlamento será renovada. A província de Buenos Aires, com 38,6% da população do país, tem peso central no cenário político argentino.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here