Rússia lança maior ataque a Kiev desde o início da guerra

0
74

Pela primeira vez, um edifício governamental ucraniano foi danificado

A Rússia lançou, na madrugada deste domingo (7), o maior ataque contra Kiev desde o início da guerra, utilizando mais de 800 drones e mísseis. Segundo autoridades ucranianas, ao menos três pessoas morreram e 18 ficaram feridas. Entre as vítimas estão uma mãe e seu bebê de três meses, resgatados sem vida dos escombros, conforme informou o chefe da administração municipal, Tymur Tkachenko.

De acordo com o porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yuriy Ihnat, este foi “o maior ataque russo com drones desde o início” da invasão. Um incêndio atingiu o último andar de um edifício administrativo no distrito de Pechersk, que abriga gabinetes ministeriais. A primeira-ministra Yulia Svyrydenko confirmou que o prédio governamental foi atingido pela primeira vez em Kiev e afirmou que “as vidas perdidas não podem ser recuperadas”.

Destroços também atingiram prédios residenciais em Sviatoshynskyi e Darnytskyi, segundo o prefeito Vytaly Klitschko. Apesar de quase todos os drones terem sido abatidos, a Força Aérea confirmou nove impactos de mísseis e 56 ataques em 37 locais diferentes do país.

Este foi o segundo ataque em larga escala contra Kiev em duas semanas, em um cenário de enfraquecimento das perspectivas de paz. O ataque aconteceu após líderes europeus pressionarem Vladimir Putin a negociar o fim da guerra, com 26 aliados da Ucrânia prometendo enviar tropas de segurança após o término dos combates.

No sábado (6), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky rejeitou a proposta de encontro em Moscou feita por Putin, respondendo que o líder russo “pode ir a Kiev” se realmente desejar negociar a paz.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here