O novo sistema permitirá o monitoramento e o controle de todo o processo operacional da ETA por meio de um computador central
Responsável por atender uma parte significativa do abastecimento de água em Várzea Grande, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Barra do Pari, localizada na região do Chapéu do Sol, passa por um processo de modernização que vai garantir mais eficiência e segurança no fornecimento à população.
Na manhã desta quarta-feira (27), a equipe técnica da Secretaria Municipal de Viação e Obras visitou a unidade para acompanhar a etapa final de implantação do novo sistema de automação.
Estiveram presentes na visita, pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE), os engenheiros Bruno Rossi, João Pasinato e João Paulo. Já pela Secretaria de Viação e Obras, participaram o subsecretário Juliano Rosa, os engenheiros André Rodrigues e Dyone Toshio, além do assessor especial Raulmar Freitas.
O sistema de automação permitirá monitorar e controlar todo o processo operacional da ETA por meio de um computador central. Com ele, será possível acompanhar em tempo real o funcionamento das bombas e válvulas, programar operações e identificar falhas de forma mais rápida.
Entre as funcionalidades, estão sensores de nível, de vazão e de dosagem de produtos químicos, que trarão mais precisão ao tratamento e à distribuição da água. “Com esse sistema, teremos informações detalhadas sobre quanto está sendo captado, tratado e distribuído, aumentando a eficiência e a segurança do abastecimento”, destacou a equipe técnica.
O secretário municipal de Viação e Obras, Celso Pereira, ressaltou que a modernização representa um avanço importante para Várzea Grande e reforçou o comprometimento da atual gestão. “Estamos investindo em tecnologia para melhorar a qualidade do serviço prestado à população. A automação da ETA Barra do Pari vai permitir maior controle operacional e agilidade na tomada de decisões, garantindo um abastecimento mais seguro e eficiente. Esse é um compromisso da gestão da prefeita Flávia Moretti, que tem priorizado o abastecimento de água e dado total apoio para avançarmos com obras estruturantes como esta”, afirmou.
A obra é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras, e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), e integra o pacote de ações para modernização da infraestrutura de saneamento do município.


