A Comarca de Sinop, por meio da Vara da Infância e Juventude, em parceria com o Instituto Mecon Brasil, deu início no dia 29 de julho à capacitação dos servidores do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) em Mediação de Conflitos e Cultivo do Equilíbrio Emocional. O curso conta com a participação de cerca de 70 profissionais e tem como objetivo promover ferramentas práticas para resolução pacífica de conflitos no ambiente socioeducativo, fortalecendo a cultura do diálogo, da empatia e da humanização no processo de ressocialização.
A aula inaugural aconteceu no plenário do Tribunal do Júri do fórum de Sinop e contou com a presença de autoridades do Judiciário, entre elas a juíza Melissa de Lima Araújo, titular da Vara da Infância e Juventude e diretora do fórum; o juiz Walter Tomaz da Costa, da Vara de Execuções Penais; e a juíza Débora Paim Caldas, coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa. O evento também teve palestra de abertura com Fernando Assunção, que abordou o tema da resiliência.
Com carga horária de 40 horas, a formação é conduzida pela especialista Rebeka Vieira Assunção e utiliza como base a reconhecida Metodologia Harvard de Negociação aliada aos princípios do programa Cultivating Emotional Balance, desenvolvido por Paul Ekman e Alan Wallace.
Segundo a juíza Melissa de Lima Araújo, a capacitação é um passo essencial para o fortalecimento institucional e qualificação dos servidores. “Estamos promovendo um ambiente mais humanizado e eficaz para os adolescentes em situação de vulnerabilidade, cuidando tanto dos aspectos técnicos quanto emocionais dos nossos profissionais”, afirmou.
A formação também está alinhada aos princípios da humanização e da efetividade no atendimento socioeducativo. A expectativa é de que, futuramente, o curso também seja oferecido aos adolescentes em cumprimento de medidas.
Estrutura do curso
Intitulado Formação em Técnicas de Mediação de Conflitos – Método Harvard de Negociação, o curso está organizado em nove módulos, com os seguintes temas:
- Introdução à negociação baseada em princípios
- Os sete elementos essenciais do Método Harvard
- Análise de interesses, prioridades e estratégias para construção de confiança
- Escuta ativa e linguagem não-verbal
- Criação de valor, acordos ganha-ganha e manejo de impasses
- Estudos de caso, simulações práticas e ética nas relações de longo prazo
A iniciativa visa fortalecer a atuação dos servidores diante dos desafios cotidianos da socioeducação, contribuindo para um ambiente mais equilibrado, empático e resolutivo.