Vaga antecipada às semifinais veio por 4 a 1 sobre Paraguai
A seleção brasileira feminina garantiu vaga nas semifinais da Copa América ao vencer o Paraguai por 4 a 1, na noite da última segunda-feira (22), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, no Equador. Foi a terceira vitória consecutiva da equipe comandada por Arthur Elias, que lidera o Grupo B com nove pontos. A partida foi transmitida ao vivo pela TV Brasil.
Com uma rodada ainda por disputar, o Brasil não pode mais ser alcançado por Venezuela, Paraguai e Bolívia. A única equipe que ainda pode ultrapassá-lo é a Colômbia, que também venceu na segunda-feira (8 a 0 sobre a Bolívia) e soma sete pontos.
Brasil e Colômbia se enfrentam nesta sexta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Banco Guayaquil, novamente com transmissão da TV Brasil. Um empate garante às brasileiras a liderança da chave. Já as colombianas precisam da vitória para terminarem na primeira colocação.
O confronto promete ser o mais desafiador do Brasil na competição. A Colômbia foi vice-campeã em três das últimas quatro edições e teve a melhor campanha da América do Sul na Copa do Mundo de 2022, chegando às quartas de final. Entre os destaques do elenco estão Linda Caicedo (Real Madrid), Mayra Ramírez (Chelsea), Catalina Usme (Galatasaray), além de Kate Tapia (Palmeiras), Lorena Bedoya (Cruzeiro) e Daniela Montoya (Grêmio).
Após a vitória, a meio-campista Duda Sampaio, eleita a melhor em campo, ressaltou a expectativa de um grande duelo contra a Colômbia. O técnico Arthur Elias também destacou a solidez do time adversário e afirmou que será um verdadeiro teste para a seleção brasileira.
Na partida contra o Paraguai, o Brasil foi eficaz nas bolas paradas e abriu vantagem com dois gols semelhantes de Yasmin, aos 27 e aos 39 minutos do primeiro tempo, ambos em cobranças de falta pela direita que enganaram a goleira Belotto.
No segundo tempo, o Paraguai teve Camila Arrieta expulsa aos 10 minutos, após falta em Marta. Quatro minutos depois, Amanda Gutierrez fez o terceiro gol brasileiro. Cláudia Martínez descontou aos 16, marcando o primeiro gol sofrido pelo Brasil na competição. Mas Duda Sampaio fechou a conta com um belo chute de fora da área, aos 29 minutos, decretando o 4 a 1.