Assembleia Legislativa aprova Hospital Albert Einstein como gestor do Hospital Central em Cuiabá

0
261

Unidade ofertará 100% dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, nesta quarta-feira (16), em duas sessões, o projeto de lei que autoriza o Hospital Israelita Albert Einstein a administrar o Hospital Central, em Cuiabá. Com a aprovação, a assinatura do contrato entre o Governo do Estado e a instituição está prevista para o dia 22 de abril.

O deputado Wilson Santos ressaltou que a nova Lei de Licitações (nº 14.133/2021) permite a contratação, por dispensa de licitação, de entidades com notória especialização, como é o caso do Einstein. Segundo ele, essa será a obra mais emblemática da gestão do governador Mauro Mendes, que decidiu concluir um hospital cuja construção estava paralisada há 34 anos, demonstrando responsabilidade com os recursos públicos.

Com 98% das obras concluídas, o Hospital Central deve iniciar as operações em setembro, oferecendo atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento total na retomada da obra é de R$ 221,8 milhões.

O deputado Sebastião Rezende elogiou a escolha do Einstein, citando a reputação da instituição na gestão hospitalar. Atualmente, o hospital já administra 36 unidades públicas, incluindo cinco hospitais em diferentes estados brasileiros.

Reconhecido internacionalmente como o 22º melhor hospital do mundo pela revista norte-americana Newsweek, o Albert Einstein lidera o ranking na América Latina. A expectativa é que sua gestão à frente do Hospital Central gere uma economia de até R$ 46,8 milhões por ano aos cofres públicos, além de elevar o padrão da saúde pública oferecida à população de Mato Grosso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here