Para realizar o serviço, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular e siga o passo a passo
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) disponibilizou um novo serviço que permite a vinculação eletrônica da credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCD) à placa do veículo. Com a novidade, não será mais necessário imprimir o documento, facilitando o uso das vagas especiais.
Para realizar o procedimento, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do Governo Federal, e acessar a opção “Vínculo da credencial a veículo”. O usuário pode vincular a credencial ao seu próprio veículo ou solicitar a vinculação a um veículo de terceiro, inserindo a placa do carro e o CPF do proprietário, que precisará autorizar o vínculo.
Os agentes de trânsito poderão verificar a credencial por meio de um aplicativo de fiscalização, consultando a placa ou o QR Code do veículo estacionado. O documento continua sendo obrigatório para o uso das vagas especiais, destinadas a idosos e PCDs, identificadas por sinalização no chão ou em placas, tanto em espaços públicos quanto privados.
De acordo com o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a digitalização dos serviços visa desburocratizar e ampliar o acesso da população aos atendimentos do órgão.
Motoristas que utilizarem vagas reservadas sem a devida credencial estão sujeitos a penalidades. A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47, acréscimo de sete pontos na CNH e remoção do veículo.
Além da vinculação digital, a credencial também pode ser emitida online pelo aplicativo CDT. Para isso, o usuário deve acessar a opção “Condutor”, selecionar “Credencial de Estacionamento”, escolher entre “Credencial de Idoso” ou “Credencial de Pessoa com Deficiência”, aceitar os termos e emitir o documento para exibição no painel do veículo.