Pontífice está internado há mais de três semanas, em Roma
O Papa Francisco está apresentando uma resposta positiva ao tratamento hospitalar para pneumonia dupla, e seu estado geral continua a melhorar gradualmente, informou o Vaticano neste sábado (8).
Aos 88 anos, o pontífice está internado há mais de três semanas no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma grave infecção respiratória que exigiu cuidados médicos constantes e um tratamento em evolução.
“O quadro clínico do Santo Padre tem se mantido estável nos últimos dias, o que indica uma boa resposta ao tratamento”, destacou o boletim médico mais recente. Segundo o relatório, o papa permanece sem febre e seus exames de sangue seguem estáveis.
Apesar de uma leve melhora em seu estado geral, os médicos adotam cautela quanto ao prognóstico, reforçando a necessidade de acompanhamento contínuo para garantir que a recuperação prossiga nos próximos dias.
Desde sua internação, Francisco não fez aparições públicas, o que representa sua ausência mais longa desde o início de seu pontificado, há 12 anos. As autoridades médicas ainda não informaram quando ele poderá receber alta.
Especialistas externos ao caso alertam que a recuperação pode ser longa e desafiadora, considerando a idade avançada do papa e suas condições de saúde preexistentes. Nos últimos dois anos, Francisco enfrentou diversos problemas de saúde e é mais suscetível a infecções pulmonares, pois teve pleurisia na juventude e precisou remover parte de um pulmão.
A pneumonia dupla, doença que afeta ambos os pulmões, pode causar inflamação severa e cicatrizes no tecido pulmonar, dificultando a respiração. O Vaticano tem adotado um tom cautelosamente otimista nas atualizações sobre a saúde do pontífice, especialmente após os episódios de insuficiência respiratória aguda registrados no dia 3 de março.

