A ação aconteceu em patrulhamento de rotina na região do rio Cuiabá, denominada de arrombado, em Barão de Melgaço
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna, realizou a apreensão de 13,8 kg de pescado irregular durante uma operação no rio Cuiabá, na região conhecida como Arrombado, em Barão de Melgaço. A ação ocorreu durante o carnaval e contou com o apoio da Polícia Militar.
Na segunda-feira (3), dois homens foram abordados enquanto navegavam em uma lancha. Durante a vistoria, foram encontrados nove exemplares de Pacu, um de Piranha e um de Bagre, além de um Palmito. Todos os peixes da espécie Pacu estavam abaixo do tamanho mínimo permitido para captura.
O pescado, a embarcação e os equipamentos de pesca foram apreendidos. Um dos suspeitos foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania, no bairro Verdão, em Cuiabá. Os infratores receberam uma multa de R$ 7 mil por infração ambiental. Policiais da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar participaram da operação.
Todo o pescado apreendido foi doado ao Hospital de Câncer de Mato Grosso.
A legislação ambiental permite a pesca profissional dentro dos limites estabelecidos e proíbe a captura de 12 espécies, incluindo cachara, caparari, dourado, jaú, matrinchã, pintado/surubin, piraíba, piraputanga, pirara, pirarucu, trairão e tucunaré. Pescadores amadores podem praticar o pesque e solte ou capturar até dois quilos de peixe para consumo local, desde que respeitem os tamanhos mínimos e não capturem espécies proibidas.
Segundo a Resolução do Cepesca nº 02/2024, espécies exóticas ou predadoras podem ser pescadas e transportadas dentro da bacia hidrográfica em que são encontradas. Caso sejam levadas para outras regiões onde são consideradas nativas, o responsável pode responder por infração ambiental.
Denúncias sobre pesca ilegal e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone (65) 98153-0255, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das unidades regionais da Sema.

