Peixes apreendidos pela Sema são doados a instituições em Mato Grosso

0
123

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna, destina os peixes apreendidos em situações de ilegalidade a diversas instituições beneficentes, educacionais e hospitalares de Mato Grosso. Em 2024, 1.211,62 quilos de pescado foram doados a 14 instituições cadastradas, beneficiando comunidades em Cuiabá, Várzea Grande, Nobres, Santo Antônio de Leverger, Sinop, Nova Mutum, Barão de Melgaço, Canarana, Gaúcha do Norte, Santa Terezinha e Poconé.

Entre as doações, mais de 190 quilos de pescado, apreendidos durante o período da piracema, foram destinados a instituições como o Lar do Aconchego, a Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC) e Mulheres Solidárias, localizadas nos municípios de Santo Antônio de Leverger e Cuiabá.

Isabella Fernandes, nutricionista responsável técnica da AACC, destacou a relevância dessa ação para a instituição, que depende exclusivamente de doações. Segundo ela, o recebimento dos pescados não apenas reduz custos, mas também proporciona refeições nutritivas essenciais para os pacientes em tratamento.

“A doação de pescados apreendidos tem um impacto enorme na vida das crianças e adolescentes que lutam contra o câncer. Vai além de doar alimentos, é uma forma de dar esperança, saúde e um pouco mais de conforto para quem tanto precisa”, afirmou Fernandes.

As apreensões de pescado são realizadas principalmente devido à pesca ilegal durante o período de defeso da piracema, falhas no porte da carteirinha de pesca ou o não cumprimento da Lei de Transporte Zero. A Sema segue com suas fiscalizações, reforçando o cumprimento das leis ambientais e garantindo que os produtos apreendidos sejam direcionados a quem realmente necessita.

Denúncia de Crimes Ambientais

A pesca ilegal e outros crimes ambientais podem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Sema pelos números 3613-7398 ou 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou Fale Cidadão da CGE, ou ainda em uma das regionais da Sema. A Polícia Militar também recebe denúncias pelo 190.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here