Matrículas do Sisu 2025 terminam nesta segunda-feira (3)

0
335

Estudantes devem conhecer procedimentos de matrículas nas instituições

Os candidatos aprovados na edição de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta segunda-feira (3) para realizar a matrícula na instituição pública de ensino superior para a qual foram selecionados. A maioria das vagas ofertadas no programa está concentrada em universidades e institutos federais.

Nesta edição, 254.899 estudantes foram aprovados, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 por meio do sistema de cotas e 14.553 em ações afirmativas definidas pelas próprias instituições.

Prazos e procedimentos

Os resultados do Sisu foram divulgados no dia 27 de janeiro, com um dia de atraso, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Inicialmente, o prazo de matrícula terminaria na sexta-feira (31), mas o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogá-lo até esta segunda-feira (3).

O MEC alerta que cabe ao estudante verificar os documentos exigidos, os procedimentos e o formato da matrícula – presencial ou remota –, conforme o edital de cada universidade. Além disso, as instituições têm até 6 de fevereiro para atualizar no sistema as vagas ocupadas.

Já entre 12 de fevereiro e 30 de setembro, as universidades poderão convocar candidatos da lista de espera. Quem não foi aprovado em nenhuma das duas opções de curso pôde manifestar interesse em participar dessa etapa até sexta-feira (31).

Sisu e a democratização do ensino superior

Criado em 2010, o Sisu reúne vagas de instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A seleção dos candidatos é feita com base na média das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, respeitando o limite de vagas por curso e modalidade de concorrência.

Nesta edição, o MEC também destacou o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece um incentivo financeiro de R$ 1.050 a estudantes com desempenho igual ou superior a 650 pontos no Enem 2024 que optarem por cursos presenciais de licenciatura. A iniciativa busca aumentar a adesão e a conclusão desses cursos, podendo elevar a procura por formação docente em mais de 23%, segundo estimativas do ministério.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here