Mato Grosso e Nova Rota superam cronograma e obras de duplicação da BR-163 que estão 35% avançadas

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Os 100 quilômetros de pista nova e duplicada da rodovia federal, entre Diamantino e Nova Mutum, foram entregues nesta sexta-feira (20); previsão era de 74 km

O Governo de Mato Grosso e a Nova Rota do Oeste entregaram, nesta sexta-feira (20), os primeiros 100 quilômetros de pista duplicada da BR-163/MT, no trecho entre Diamantino e Nova Mutum. A extensão entregue superou em 35% a meta inicial prevista pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), consolidando o avanço das obras no maior corredor logístico do estado.

Investimento e impacto na segurança

Com um aporte de R$ 1,6 bilhão realizado pelo Governo de Mato Grosso, a duplicação marca uma mudança significativa na infraestrutura rodoviária. “Tudo o que foi construído até agora é fruto do nosso investimento. Hoje colhemos os frutos desse esforço conjunto”, afirmou o governador Mauro Mendes durante a entrega.

O trecho duplicado já demonstra impacto na segurança viária: houve uma redução de 82% no número de mortes entre Diamantino e Nova Mutum, resultado direto das melhorias na rodovia.

Cronograma adiantado

Segundo o cronograma original, a previsão era entregar 74 quilômetros em dois anos. Entretanto, a Nova Rota do Oeste concluiu 100 quilômetros no mesmo período, destacando o compromisso com o prazo de cinco anos estabelecido pelo Governo do Estado para a conclusão total da duplicação.

“Este avanço resolve gargalos históricos na logística do escoamento da produção agrícola e salva vidas, garantindo mais fluidez no tráfego”, ressaltou Luciano Uchoa, diretor-presidente da Nova Rota.

Reconhecimento das autoridades

Rafael Vitalle, diretor geral da ANTT, enfatizou que o cumprimento das metas reafirma o compromisso do governo e da concessionária com a Agência e a população. Já o presidente do TCU, Bruno Dantas, destacou a celeridade do projeto: “Vim a Mato Grosso para presenciar o avanço das obras, que superaram nossas expectativas.”

Entrega e perspectivas futuras

A entrega foi realizada em dois momentos: a liberação do fluxo no km 507, em Diamantino, seguida por uma cerimônia em Nova Mutum. As obras de duplicação, iniciadas em 2023, incluem dois contratos principais. O primeiro, assinado em julho de 2023, prevê a duplicação de 86 quilômetros entre Diamantino e Nova Mutum, com investimento de R$ 618 milhões. O segundo contrato, de março de 2024, destina R$ 670 milhões para ampliar 88 quilômetros até Lucas do Rio Verde.

A duplicação da BR-163/MT representa um marco na infraestrutura nacional, com a rodovia se destacando como a maior obra rodoviária em curso no Brasil. O governo reforçou seu compromisso com o desenvolvimento logístico e a segurança dos usuários da principal rota de escoamento de grãos do país.

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