Estudantes lançam e-books em projeto literário que transforma vidas em Cuiabá

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Produções foram escritas como parte de projeto de aula de língua portuguesa da professora Gersyanne de Oliveira Paiva; noite de autógrafos será às 19h, na unidade escolar

Na próxima quinta-feira (12/12), às 19h, 83 alunos do 8º ano da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, em Cuiabá, irão lançar suas obras literárias como parte do projeto “Da Ideia ao Livro”. A noite de autógrafos acontecerá na própria unidade escolar, e os livros serão disponibilizados em formato e-book.

O projeto foi idealizado no início do ano letivo de 2024 pela professora de Língua Portuguesa, Gersyanne de Oliveira Paiva. Percebendo as dificuldades de leitura enfrentadas por alguns estudantes, ela propôs à coordenação uma iniciativa que potencializasse as habilidades dos alunos.

“Desde o começo, trabalhamos com leituras de livros da biblioteca escolar, incentivando os alunos a escolherem gêneros literários e a compreenderem como começar a escrever. Foi um ano de dedicação, e hoje temos 83 livros escritos por jovens entre 13 e 15 anos. Cada obra é única e especial”, explicou a professora.

O projeto também ajudou os alunos a refletirem sobre suas futuras carreiras. Marco Antônio de Souza, de 14 anos, por exemplo, decidiu se tornar lutador de karatê. Em seu livro, “Campeonato Brasileiro de Karatê”, ele narra sua história de superação rumo ao sonho de ser campeão.

“A leitura e a escrita transformaram minha vida. Aprendi a amar a leitura, e agora quero contar outras histórias. Isso mudou meu futuro, meu caráter, e várias áreas da minha vida”, disse Marco Antônio.

Outro destaque é Ivo Gabriel, também de 14 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele escreveu o livro “Colisão entre Mundos”, uma ficção inspirada em planetas desconhecidos que reflete seu universo particular. “Nunca imaginei que seria escritor. Estou emocionado por alcançar isso e até dar autógrafos”, comemorou.

Já Isabele Dias, de 14 anos, utilizou a escrita como ferramenta para superar problemas de saúde mental. “Eu estava depressiva, e escrever mudou minha vida. Imaginei que faria uma história triste, mas acabei criando algo inspirado em filmes que amo. Hoje me sinto outra pessoa, até minha respiração muda ao pensar que sou uma escritora”, revelou.

A diretora pedagógica da escola, Kivia Botelho, destacou os impactos positivos do projeto. “A leitura amadurece qualquer pessoa. A iniciativa da professora Gersyanne contribuiu significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, além de melhorar a relação dos alunos com os professores. Pretendemos dar continuidade ao projeto no próximo ano.”

Gersyanne, integrante do programa Ensina Brasil, afirmou que o projeto foi um divisor de águas em sua carreira. “Ver alunos que antes não tinham interesse pela leitura agora ansiosos para discutir suas obras é indescritível. Esse projeto transformou a vida deles e a minha também. Tenho orgulho de cada história criada e certeza de que serão adultos melhores no futuro.”

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