As ações ostensivas e repressivas serão realizadas pelas equipes dos batalhões de área dos municípios e pelas unidades especializadas da instituição
A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) iniciou nesta sexta-feira (06.12) a segunda semana da Operação Tolerância Zero, com o reforço de cerca de 200 policiais em todo o Estado. Na Região Metropolitana, o lançamento oficial ocorreu na sede do 1º Batalhão, no bairro Porto.
“Essa é uma ação de policiamento ostensivo, preventivo e tático. A operação visa combater o crime organizado, seguindo um plano estratégico e operacional bem articulado entre as Forças de Segurança e as unidades da Polícia Militar”, explicou o comandante-geral da PMMT, coronel Cláudio Fernando Tinoco.
A operação ocorre em todos os 15 Comandos Regionais da Polícia Militar, com foco na intensificação da presença policial, prisões em flagrante, apreensão de armas e drogas, além de outras ações para garantir a ordem pública e a segurança da população de Mato Grosso.
Segundo o coronel Tinoco, a iniciativa atende a uma determinação do governador Mauro Mendes, que lançou o Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado no dia 25 de novembro.
“Desde a última semana, estamos ampliando o policiamento em todo o Estado, com o objetivo de aumentar a presença nas ruas e coibir o crime organizado. Diversas operações estão sendo conduzidas simultaneamente pelas Forças de Segurança, por determinação do Governo do Estado”, reforçou o comandante-geral.
As ações repressivas e ostensivas são realizadas pelas equipes dos batalhões de área em cada município e pelas unidades especializadas da PMMT. Os esforços estão concentrados em pontos críticos, com maior incidência de crimes relacionados a organizações criminosas.
Resultados da Primeira Semana
Na primeira semana da operação, realizada entre 25 de novembro e 1º de dezembro, a Polícia Militar conduziu mais de 400 pessoas às delegacias e retirou de circulação 490 quilos de drogas. O período também registrou 483 boletins de ocorrência e 20 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), evidenciando o impacto positivo das ações no combate à criminalidade.
A Operação Tolerância Zero reforça o compromisso do Estado em combater o crime organizado e promover a segurança da população, com ações coordenadas e presença efetiva das forças policiais em todo o território de Mato Grosso.