Rio Grande do Sul volta a sofre danos com temporal em ao menos 35 cidades

0
143

Ao menos 50 pessoas precisaram de atendimento em Arroio do Tigre

Um forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul neste domingo (1º), provocando danos em pelo menos 35 municípios. De acordo com a Defesa Civil estadual, o fenômeno foi causado pela combinação de uma frente fria com um sistema de baixa pressão. Em algumas regiões, a tempestade foi acompanhada por ventos intensos, descargas elétricas e granizo.

Estragos em municípios

Em Arroio do Tigre, na Região dos Vales, os ventos derrubaram um pavilhão metálico no Parque Municipal Atílio Pasa, onde ocorria um evento cultural e gastronômico. Mais de 50 pessoas precisaram de atendimento médico, e duas foram encaminhadas a hospitais em Canoas e Cachoeira do Sul para tratamentos especializados.

Em Carazinho, no noroeste do estado, cerca de 50 casas foram destelhadas. Já em São José do Herval, a queda de árvores bloqueou a BR-386 no quilômetro 287, causando transtornos na manhã de hoje.

Na zona rural de Camaquã, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beckel foi parcialmente destruída pela chuva e ventos. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o prédio destelhado, salas inundadas e móveis, equipamentos e documentos danificados. Árvores derrubadas também atingiram a estrutura. Não foi possível contato com a prefeitura ou a secretaria de Educação para comentar o ocorrido.

Falta de energia elétrica

Os ventos fortes e a queda de árvores danificaram a rede elétrica, deixando cerca de 529 mil imóveis sem luz em todo o estado.

  • Na área da RGE, 279 mil clientes ficaram sem energia, e, mesmo após trabalho noturno das equipes, 126,8 mil pontos ainda estavam sem abastecimento às 8h de hoje.
  • Nas regiões atendidas pela CEEE Equatorial, aproximadamente 250 mil clientes foram afetados.

Municípios afetados

Os municípios que relataram danos incluem:

  1. Aceguá
  2. Arambaré
  3. Antônio Prado
  4. Arroio do Tigre
  5. Arroio dos Ratos
  6. Cachoeirinha
  7. Candiota
  8. Canguçu
  9. Canoas
  10. Colinas
  11. Carazinho
  12. Dom Pedrito
  13. Eldorado do Sul
  14. Encruzilhada do Sul
  15. Gramado
  16. Imbé
  17. Itaqui
  18. Lajeado
  19. Minas do Leão
  20. Montenegro
  21. Nova Esperança do Sul
  22. Panambi
  23. Pelotas
  24. Pinheiro Machado
  25. Piratini
  26. Porto Alegre
  27. Santa Cruz do Sul
  28. Santana do Livramento
  29. Santo Antônio do Palma
  30. São José do Herval
  31. São Miguel das Missões
  32. Tapejara
  33. Taquara
  34. Teutônia
  35. Vacaria

A Defesa Civil segue monitorando a situação, prestando assistência às áreas mais afetadas e atualizando informações sobre os estragos e os trabalhos de recuperação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here