Inaugurada 1º fábrica de ânodo de nióbio para baterias ultrarrápidas em Araxá-MG

0
196

Para a construção da unidade em Araxá, no Alto Paranaíba, o investimento foi de R$ 2,2 bilhões. A expectativa é de que mais de 130 empregos diretos sejam criados.

Foi inaugurada em Araxá, no Alto Paranaíba, a primeira unidade mundial de produção em larga escala de ânodo de nióbio com tecnologia XNO, voltada para baterias de íon-lítio com carregamento ultrarrápido. A cerimônia, realizada na terça-feira (12), contou com a presença do governador em exercício de Minas Gerais, Professor Mateus. A construção da planta recebeu um investimento de R$ 2,2 bilhões, e estima-se que a unidade gere mais de 130 empregos diretos.

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), responsável pela planta, afirma que o ânodo de nióbio com tecnologia XNO representa uma inovação em baterias de íon-lítio, proporcionando maior durabilidade e desempenho, além de permitir carregamento ultrarrápido. O nióbio, conhecido por sua alta resistência à corrosão e excelente condutividade, substitui parcialmente o grafite tradicional, permitindo uma melhor tolerância a cargas rápidas e maior durabilidade ao longo de ciclos de carga e descarga.

“Temos aqui um exemplo de grande investimento em pesquisa, com a inauguração de uma planta única no mundo. Estamos certos de que este é um novo marco na transição energética em Minas Gerais,” destacou Professor Mateus.

A planta, fruto de uma parceria entre a CBMM e a empresa britânica Echion Technologies, tem capacidade para produzir 3 mil toneladas anuais de óxidos mistos para baterias, das quais 2 mil toneladas serão dedicadas à tecnologia XNO, especificamente desenvolvida para ânodos de nióbio em baterias de carregamento ultrarrápido.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here