Operação “Não Pod” combate comércio ilegal de cigarros eletrônicos em Mato Grosso

0
141

Durante a operação, quatro pessoas foram presas em flagrante e apreendidos centenas de itens

Na manhã desta segunda-feira (11), a Polícia Civil e o Procon Estadual de Mato Grosso realizaram a “Operação Não Pod” para combater a venda ilegal de dispositivos eletrônicos de fumo (DEFs) em Cuiabá e Várzea Grande. A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) identificou cinco lojas em Cuiabá e uma em Várzea Grande comercializando vapers, pods, essências e acessórios para cigarros eletrônicos.

No Brasil, a Anvisa proíbe desde 2009 a comercialização, importação e propaganda de qualquer tipo de cigarro eletrônico. Durante a operação, centenas de dispositivos eletrônicos, essências e acessórios foram apreendidos, e quatro pessoas foram presas em flagrante.

A fiscalização contou com apoio de várias delegacias e equipes especializadas. O delegado Rogério Ferreira, titular da Decon, informou que inquéritos foram instaurados para responsabilizar os proprietários e gerentes das lojas por crime contra as relações de consumo, com penas de até cinco anos de prisão e multa.

Riscos à Saúde

Os cigarros eletrônicos são especialmente populares entre os jovens devido aos sabores frutados e embalagens atraentes, mas estudos apontam que esses dispositivos contêm altos níveis de nicotina e produtos químicos tóxicos e cancerígenos.

Denúncias

Consumidores podem denunciar a venda irregular diretamente à Decon em Cuiabá, por e-mail (decon@pjc.mt.gov.br), telefone (197) ou pela Delegacia Virtual.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here