“Escala 6×1 é desumana”, diz deputada que apresenta PEC
Neste domingo (10), o debate sobre o fim da jornada de trabalho de seis dias seguidos com apenas um dia de descanso (6×1) dominou as redes sociais, alcançando o topo dos temas mais discutidos na plataforma X (antigo Twitter).
A proposta para extinguir o regime 6×1 faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados. A deputada está ativa nas redes sociais, buscando apoio de seus colegas para oficializar a PEC, que precisa de 171 assinaturas para ser formalmente apresentada. Até o momento, Hilton conseguiu aproximadamente metade do apoio necessário.
Para a deputada, a jornada 6×1 é prejudicial ao bem-estar dos trabalhadores. “Essa escala priva o trabalhador do direito de estar com a família, cuidar da própria saúde, se divertir, buscar uma segunda renda ou se qualificar para um melhor emprego. A escala 6×1 é opressiva e incompatível com a dignidade do trabalhador”, declarou Érica em suas redes sociais.
A proposta conta também com o apoio do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ), que lançou uma petição online pela causa e já reuniu 1,3 milhão de assinaturas. A campanha visa pressionar os parlamentares a discutir a mudança nas jornadas de trabalho.
Atualmente, de acordo com a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada de trabalho não pode ultrapassar oito horas diárias ou 44 horas semanais, permitindo compensação de horários e redução de jornada mediante acordos ou convenções coletivas.

