Corpo de bombeiros de MT combate 21 incêndios florestais no estado

0
154

Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está combatendo 21 incêndios florestais nesta quinta-feira (10). Mais de mil bombeiros participantes estão em regime de revezamento, com o apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.

No Pantanal, 120 agentes, incluindo bombeiros, brigadistas e servidores do Estado, estão enfrentando um incêndio em uma área de difícil acesso na Fazenda GCSJ, dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé. A operação conta com o suporte de nove aeronaves, além de máquinas e caminhões-pipa para as ações terrestres.

Outros incêndios também estão sendo destruídos no Pantanal, incluindo focos na Estação Ecológica de Taiamã, em Cáceres, e em fazendas em Barão de Melgaço.

A operação conta com a colaboração de várias instituições, como a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, Ibama, ICMBio, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e o Sesc Pantanal.

Combate em Outras Cidades

Os bombeiros também estão combatendo incêndios florestais em outras 11 cidades: Alto Araguaia, Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Gaúcha do Norte, Itiquira, Nova Maringá, Nova Mutum, Santo Antônio do Leverger e União do Sul.

Monitoramento

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) está monitorando incêndios nas Fazendas Gaspar I e Aurora, em Itanhangá; na Fazenda Idal, em Santa Carmem; no Projeto de Assentamento Santa Terezinha II, em Nova Ubiratã; e nas Fazendas Água do Batelão e Mafra, em Porto dos Gaúchos. Também acompanha focos na Terra Indígena Capoto Jarina, em Peixoto de Azevedo, e no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, aguardando autorização dos órgãos federais para intervir.

Situação de Alerta

A seca severa e a baixa umidade do ar estão agravando a propagação dos incêndios, e o Corpo de Bombeiros pede a colaboração da população para cumprir o período proibitivo de uso do fogo. Qualquer denúncia de incêndio deverá ser denunciada pelos números 193 ou 190.

Incêndios Extintos

Desde o início do período proibitivo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu mais de 252 incêndios florestais em 70 cidades de Mato Grosso, incluindo Água Boa, Barra do Garças, Cuiabá, Sinop e Tangará da Serra, entre outras.

Focos de Calor

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso registrou 418 focos de calor, sendo 292 na Amazônia, 68 no Pantanal e 58 no Cerrado, de acordo com o Programa BDQueimadas do Inpe. Embora focos de calor isolados não representem necessariamente incêndios florestais, a concentração deles pode indicar a presença de incêndios em grande escala.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here