Polícia Civil deflagra Operação Circus para prender envolvidos no assassinato de duas irmãs em Porto Esperidião

0
114

O crime, ocorrido no dia 14 de setembro, abalou a pequena cidade na região da fronteira oeste de Mato Grosso

A Delegacia da Polícia Civil de Porto Esperidião realizou, na tarde desta quinta-feira (26), a Operação Circus para cumprir 12 mandados judiciais relacionados ao assassinato de duas irmãs na cidade, um crime que chocou a pequena comunidade localizada na fronteira oeste de Mato Grosso. Foram emitidos seis mandados de busca domiciliar, três de apreensão de adolescentes e três de prisão.

O crime ocorreu em 14 de setembro, quando cinco jovens foram sequestrados por membros de uma organização criminosa. As vítimas foram extorquidas e torturadas, resultando na morte brutal das irmãs Rayane Alves Porto, de 25 anos, e Rithiele Alves Porto, de 28 anos, ambas mortas a facadas. Uma das irmãs era candidata a vereadora em Porto Esperidião. Os demais jovens conseguiram escapar e foram resgatados.

A investigação da Polícia Civil concluiu que o crime não teve motivação política. Durante a operação desta quinta-feira, equipes das Delegacias de Porto Esperidião e Araputanga prenderam dois adultos e apreenderam três adolescentes envolvidos no caso.

De acordo com o delegado responsável pela investigação, Fabrício Garcia Henriques, a Polícia Civil identificou todos os 16 envolvidos no crime, sendo oito adultos e oito adolescentes. “Mais uma vez, a Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu seu papel e elucidou um caso complexo e de grande repercussão social. Em apenas 10 dias de intensa investigação, identificamos todos os suspeitos e esclarecemos as circunstâncias do crime”, afirmou o delegado.

No decorrer das investigações, outras dez pessoas foram presas ou apreendidas em flagrante logo após o crime. Agora, o inquérito policial e os procedimentos relacionados aos adolescentes serão encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

Os envolvidos foram indiciados por organização criminosa, extorsão mediante sequestro, extorsão mediante sequestro qualificada pela morte (duas vezes), extorsão qualificada por lesão grave, tortura e furto. No caso dos adultos, as penas podem ultrapassar 120 anos de prisão, já que o crime de extorsão com resultado morte prevê uma pena mínima de 24 anos.

O nome da operação, “Circus”, foi uma homenagem às vítimas, que faziam parte de uma família de artistas circenses.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here