Januária Dorilêo está na disputa por vaga no TJMT

0
465

A procuradora de Justiça Januária Dorilêo desponta como uma das principais candidatas à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que foi aberta após a aposentadoria de Paulo da Cunha. O magistrado se afastou no último dia 30 de agosto, ao completar 75 anos, idade máxima para o exercício do cargo.

Januária, conhecida como Kika, é uma das nove integrantes do Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) que disputarão a cadeira, sendo que o grupo é composto majoritariamente por mulheres. Além de Januária, outras candidatas de destaque são Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, Eunice Helena Rodrigues de Barros, Lindinalva Correia Rodrigues, Valnice Silva dos Santos, Fernanda Pawelec Vasconcelos e Enazy Soares da Rocha Daufenbach. Wesley Lacerda, chefe do Núcleo de Ação de Controle Externo da Atividade Policial, é o único homem na disputa.

A vaga será preenchida através do Quinto Constitucional, reservado ao MP-MT. O Conselho Superior do Ministério Público irá elaborar uma lista com sêxtupla, que será enviada ao TJMT. A Corte reduzirá essa lista para três candidatos, e a decisão final ficará a cargo do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.

Com uma longa carreira no MP-MT, Januária Dorilêo se destaca pela experiência e competência, sendo vista como uma forte candidata a assumir a cadeira no TJMT, ocupada por Paulo da Cunha desde 2002, também pelo Quinto Constitucional. O ex-desembargador atuou no MP-MT por mais de duas décadas, antes de ser promovido a procurador de Justiça em 1990.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here