Na madrugada deste sábado (17.08), a 79ª edição da Operação Lei Seca foi realizada em Cuiabá, resultando na prisão de 14 motoristas. Dentre os detidos, 13 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e um foi preso por ter um mandado de prisão preventiva em aberto relacionado a dívida de pensão alimentícia.
A fiscalização ocorreu na Avenida Isaac Póvoas, no centro de Cuiabá, e começou às 2h, estendendo-se até aproximadamente 6h, conforme relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Durante a operação, 225 veículos foram abordados e 234 condutores realizaram o teste de alcoolemia. No total, 31 veículos foram removidos — 29 carros e uma motocicleta — e 63 multas foram aplicadas. As infrações incluíram a condução sob efeito de álcool, falta de CNH e irregularidades na documentação dos veículos.
Para motoristas flagrados dirigindo embriagados, a multa é de R$ 2,9 mil, podendo chegar a R$ 5,8 mil em caso de reincidência. Além da multa, há a possibilidade de autuação criminal, exigindo o pagamento de fiança para responder em liberdade. A CNH pode ser suspensa e o direito de dirigir pode ser perdido por até 12 meses.
A operação é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e conta com a colaboração de diversas instituições, incluindo o Batalhão de Trânsito (BPMTran), a Polícia Militar, a Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros (CBM-MT), a Polícia Penal, o Sistema Socioeducativo, a Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).