A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá protocolou, nesta terça-feira (30), um ofício à Prefeitura de Cuiabá solicitando o aditamento do projeto de requalificação das vias do Centro Histórico da cidade. O objetivo é incluir outras vias do calçadão e ruas nas obras de recuperação das calçadas, parte das iniciativas da CSMobi como contrapartida pela implantação do sistema rotativo na cidade.
As obras de calçamento, iniciadas em 24 de julho, abrangem a Avenida Isaac Póvoas até a Avenida Dom Bosco (Centro Sul) e a Avenida Generoso Ponce, com foco na acessibilidade. Esta fase do projeto será realizada em cinco etapas.
No ofício, a CDL solicita a inclusão do Calçadão da Rua Ricardo Franco, Calçadão da Rua Galdino Pimentel, Calçadão da Rua Cândido Mariano, Rua Campo Grande, Rua 13 de Junho (da Avenida Generoso Ponce até a Avenida Dom Bosco) e Rua Antônio João (da Avenida Getúlio Vargas até a Avenida Tenente Coronel Duarte). O documento também foi encaminhado para a Câmara de Vereadores, Ministério Público Estadual (MPE), CSMobi, Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
“Observamos, durante a apresentação do projeto na semana passada, que parte do Centro Histórico não foi contemplada. Sendo uma grande obra de revitalização, os lojistas destacaram a necessidade de incluir todas as vias do calçadão – pois além da acessibilidade, traz segurança aos pedestres”, afirmou o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam.
Estacionamento Rotativo
O sistema de estacionamento rotativo entrou em vigor em novembro de 2023 e é operado por meio de uma Parceria Público-Privada com a Prefeitura de Cuiabá. A PPP investirá cerca de R$ 130 milhões, com 100 parquímetros instalados na cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
O estacionamento oferece uma tolerância de 10 minutos para que o usuário possa ativar o pagamento por meio do Aplicativo Digipare. O tempo máximo de permanência nas vagas é de 4 horas, após o qual o usuário deve deixar a vaga livre, em cumprimento ao compromisso de rotatividade de vagas.