Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho
O calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi anunciado nesta segunda-feira (13). As provas estão programadas para os dias 3 e 10 de novembro, com a divulgação oficial do gabarito em 20 de novembro. Prevê-se que os resultados sejam publicados em 13 de janeiro de 2025.
Segundo o edital, as inscrições começam em 27 de maio e vão até 7 de junho. Os interessados devem se inscrever através do site enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, deve ser paga entre 27 de maio e 12 de junho. Pedidos para uso de nome social e para atendimento especializado devem ser submetidos até 7 de junho.
A primeira divulgação dos resultados dos pedidos de atendimento especializado está marcada para 17 de junho, dando início ao período de recursos, que se estende até 21 de junho. O resultado final dos recursos está previsto para 27 de junho.
O Cartão de Confirmação da Inscrição estará disponível na Página do Participante, em data a ser anunciada posteriormente. Este cartão contém o número de inscrição, a data, o horário e o local do exame, a escolha de língua estrangeira, bem como as informações sobre atendimento especializado e uso de nome social.
O edital do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (13), coincidindo com a divulgação dos resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição, disponíveis na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – o órgão responsável pelo exame.
Calendário:
Inscrições: 27 de maio a 7 de junho
Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 7 de junho
Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho
Provas: 3 e 10 de novembro Gabarito oficial: 20 de novembro
Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025
Provas
O exame consistirá em quatro provas objetivas (cada uma com 45 questões de múltipla escolha) e uma redação em língua portuguesa.
As quatro áreas de conhecimento avaliadas incluem linguagens, redação, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática.
O primeiro dia do exame abordará as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e meia para completar essas seções.
O segundo dia será dedicado às provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, com uma duração de cinco horas.
Enem
Por mais de 20 anos, o Enem tem avaliado o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio e representa a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas do Enem são utilizadas por instituições públicas e privadas para selecionar estudantes em seus processos seletivos.
Os resultados também são utilizados na seleção de beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
As notas individuais do Enem também podem ser usadas em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal, já que algumas universidades lusitanas possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.

