Educação de Cuiabá apresenta diretrizes da terceira edição do ‘Projeto Sem Plateia Não Tem Bullying’

0
88

A Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, apresentou nesta sexta-feira (5) as diretrizes do Projeto Sem Plateia Não Tem Bullying, edição 2024. O evento ocorreu no Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação e reuniu diretores, coordenadores pedagógicos de sete unidades educacionais da rede pública municipal, profissionais da sede, parceiros e convidados.

O Projeto Sem Plateia Não Tem Bullying foi criado de forma pioneira em 2019 pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a rede pública municipal de Cuiabá. Seu objetivo principal é fortalecer o movimento de ação-reflexão-mediação na prevenção e combate ao bullying e ao ciberbullying nas 170 unidades da rede.

Durante a apresentação, a secretária expressou gratidão pela presença e apoio dos parceiros, ressaltou o papel crucial da educação no acolhimento e escuta das crianças, na luta contra todas as formas de violência e destacou o pioneirismo da rede. Ela mencionou também a Lei 14.811/2024, que incluiu o bullying como crime no Código Penal, enfatizando a importância de conscientizar a sociedade sobre esse tema.

A promotora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, parabenizou a iniciativa e expressou sua esperança de que outras cidades se inspirem em Cuiabá para implementar medidas semelhantes, visando a prevenção da violência e do bullying.

A programação do projeto inclui diversas atividades, como formação para professores mediadores, encontros com pais e responsáveis, oficinas temáticas nas unidades educacionais e a realização da 3ª Caminhada Mirim Contra o Bullying no dia 17 de maio, com o objetivo de promover a valorização da paz nas escolas.

O evento contou com a participação da secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, e representantes de diversas instituições e órgãos, como Tribunal de Contas do Estado, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Secretarias Municipais de Assistência Social e da Mulher, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Conselhos Municipais de Educação e da Criança e do Adolescente, além de profissionais da Educação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here