22 C
Cuiabá
terça-feira, 18 novembro 2025
HomeEconomiaPecuarista de MT é reconhecida internacionalmente por melhoramento genético e sustentabilidade da...

Pecuarista de MT é reconhecida internacionalmente por melhoramento genético e sustentabilidade da raça nelore

Date:

Related stories

Brasil e Paraguai retomam em dezembro negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu

Encontro entre chanceleres também tratou de relatório da Abin...

Brasil defende legado da COP30 com foco na transição energética, fim do desmatamento ilegal e valorização das florestas

Geraldo Alckmin destaca compromisso global com energia renovável, sociobioeconomia...

Inep divulga resultado preliminar da análise de diplomas do Revalida 2025/2

Participantes podem entrar com recursos até sexta-feira; candidatos sem...

Festival de Robótica reúne estudantes da rede estadual e destaca projetos com inovação e impacto social

Mostra Científica apresenta 20 equipes com soluções tecnológicas, foco...

Ricardo Maurício elogia estrutura de Cuiabá após vencer primeira corrida noturna da Stock Car

Piloto destaca iluminação inédita do Autódromo Internacional de Mato...

Com duas propriedades em Mato Grosso e outras duas na Bolívia, o Grupo Mônica vem sendo reconhecido internacionalmente pelo melhoramento genético do Nelore, principal raça do rebanho brasileiro. O procedimento consiste no cruzamento de animais previamente selecionados para obter bezerros geneticamente melhorados, com maior porte, melhor produção de leite e maior fertilidade, por exemplo. Sob a liderança da pecuarista Mônica Marchett, o resultado é um rebanho mais novo para o abate, com carne mais saborosa e sustentabilidade nas propriedades.

Quem explica a parte de sustentabilidade é o diretor do Grupo Mônica, o engenheiro florestal, Edson Mendes.

“A cadeia de produção resulta na preservação do meio ambiente de forma muito simples, num efeito cascata. Um bovino melhorado geneticamente pode ser abatido mais cedo e produz mais carne. Logo, podemos utilizar menos pasto para produzir mais carne, ou seja, menos desmatamento nas propriedades. Esses espaços passam a ter um clima melhor, mais fresco, mais arborizado e com melhor qualidade do ar”, explica.

A aplicação da tecnologia, conforme explica Edson, também contribui para respeitar os limites de desmatamento fixados pelo Código Florestal Brasileiro, que estipula o percentual máximo para cada tipo de bioma existente no Brasil.

“É sempre importante destacar como a atividade sustentável garante melhor desempenho na produtividade. O modelo desempenhado pelo Grupo Mônica preserva a natureza, prima pelo bem-estar animal, alimenta o mundo e cuida de nossas florestas. É sustentabilidade do começo ao fim, para todos os envolvidos: seres humanos, animais e florestas”, ressalta.

Unir a sustentabilidade à ciência, por meio do melhoramento genético, rendeu reconhecimento a Mônica Marchett no último mês. A revista Exame e o portal CNN Brasil publicaram matérias sobre seu desempenho à frente da atividade.

Pioneira em um mercado majoritariamente masculino, Mônica foi premiada como a maior liderança feminina no Nelore Fest 2023, no mês de dezembro. O evento é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore Brasil (ACNB) e reconhece os pecuaristas que mais se destacaram ao longo do ano, além dos melhores exemplares do Nelore.

“O bem-estar animal é minha prioridade e trabalho duro para isso, é um trabalho complexo e de educação com todos que trabalham nas fazendas, para melhorar a maneira como tratar o animal, prezar pelo bom manejo, fazer mudanças benéficas nos currais, tanto é que um animal feliz é mais manso, eles não agridem uns aos outros e consequentemente eles não se machucam. Estamos sempre progredindo e o que mais me gratifica é saber que eles estão bem”, disse a pecuarista à reportagem da CNN Brasil.

O Nelore é a principal raça do rebanho brasileiro e representa cerca de 80% da produção nacional. Símbolo de imponência, o Nelore é considerado a expressão da força e do caráter da agropecuária brasileira.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here