26 C
Cuiabá
terça-feira, 16 dezembro 2025
HomeMeio AmbienteMais de 30 entidades se reuniram em Mato Grosso para discutir o...

Mais de 30 entidades se reuniram em Mato Grosso para discutir o uso de remineralizadores de solos

Date:

Related stories

Avenida do CPA terá Parque Linear integrado às obras do BRT em Cuiabá

Projeto prevê corredor verde de 6,24 km com ciclovia,...

Colisão frontal na MT-010 deixa seis feridos e mobiliza Bombeiros e Ciopaer

Acidente na Estrada da Guia exigiu desencarceramento de vítimas...

MT Hemocentro promove campanha de doação com inscrição gratuita para a Corrida de Reis

Ação acontece nesta quinta e sexta-feira e busca reforçar...

Sine Cuiabá inicia a semana com 784 vagas de emprego em diferentes áreas

Oportunidades contemplam diversos níveis de escolaridade, com salários de...

Os benefícios do uso dos remineralizadores de solo, conhecidos popularmente como pó de rocha, foram discutidos por pesquisadores, professores e estudantes de todo país durante essa semana, em Cuiabá. O evento foi realizado com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca do tema e colocar Mato Grosso no mapa da produção desse insumo. E reuniu representantes de 33 entidades, entre elas do Serviço Geológico do Brasil, Universidades Federais de São Paulo, Catalão (GO) e Mato Grosso, Fundação Getúlio Vargas, Associação Brasileira dos Produtores de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais e Ordem dos Advogados do Brasil.

Ao todo, 250 pessoas se inscreveram para participar do 1º Encontro Técnico Remineralizadores – A Meta é Mato Grosso Mais Sustentável, de forma híbrida, sendo presencial na Escola Técnica e Profissional de Cuiabá (ETE/SECITECI). E online pelo Youtube, as transmissões dos dois dias contabilizaram mais de 1.300 visualizações. O evento representa a ampliação de metas do projeto Garimpo Sustentável, que busca soluções socioeconômicas e ambientais para o garimpo artesanal de Mato Grosso, e é realizado desde 2021 pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), via Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT), em parceria com a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato). E também de um projeto de pesquisa de remineralizadores, realizado na METAMAT.

““Essa questão de mineração é um dos nossos principais focos e, por meio de um projeto como esse, com trabalho técnico testado e comprovado, podemos melhorar a sustentabilidade da mineração. Utilizar rejeitos para mineralizar o nosso solo e aumentar a produtividade significa que estamos juntando três grandes segmentos econômicos, agricultura, pecuária e mineração, para trabalhar em conjunto e demonstrar ao país e ao mundo que aqui é o lugar de produzir com sustentabilidade, competência e oportunidade”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

A fala do secretário é avalizada pelo professor e pesquisador da Universidade Federal de Catalão, em Goiás, Antônio Zamuner, que destaca a importância de Mato Grosso inserir essas soluções inovadoras nos setores produtivos da mineração e do agronegócio. “Por conta da liderança do Estado em diversas commodities, como carne e soja, esse investimento irá repercutir no estado e no país como um todo, e a realização do evento demonstra esse movimento em entender a necessidade e a missão”.

O professor é um dos principais pesquisadores do tema, e Goiás é o segundo estado que mais produz remineralizadores, ficando atrás apenas de Minas Gerais, enquanto Mato Grosso sequer figura nessa lista.

O Encontro reuniu dois pioneiros na produção de insumos que são tema do evento. Na Baixada Cuiabana, o Paulo Teodoro já fabrica organominerais certificados. O empresário conta que produz a compostagem, nos quais adiciona rejeitos de mineração, e transforma no organomineral. Enquanto Luis Otávio Pereira, produtor rural no município de Juara, identificou em sua propriedade uma rocha com interesse agronômico, e está desenvolvendo estrutura para extração e beneficiamento, do pó de rocha, com o potencial de migração para categoria de remineralizador, e ser o primeiro do estado.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here