29 C
Cuiabá
segunda-feira, 17 novembro 2025
HomeEducaçãoCrianças participam de roda de conversa e debatem sobre o Dia da...

Crianças participam de roda de conversa e debatem sobre o Dia da Consciência Negra em Várzea Grande

Date:

Related stories

Ricardo Maurício elogia estrutura de Cuiabá após vencer primeira corrida noturna da Stock Car

Piloto destaca iluminação inédita do Autódromo Internacional de Mato...

Pix completa cinco anos como líder absoluto dos pagamentos no Brasil

Sistema criado pelo Banco Central movimentou R$ 28 trilhões...

Estudantes realizam plantio de 250 árvores e reforçam compromisso com a “Cuiabá Cidade Verde”

Projeto do vereador Mário Nadaf envolve escola, secretarias municipais...

Mato Grosso consolida protagonismo nacional com estreia de corrida noturna da Stock Car

Governador Mauro Mendes destaca potencial do Estado para sediar...

Chilenos vão às urnas em eleição acirrada sem favorito claro

Disputa deve ser decidida em segundo turno; retorno do...

Valorizar e respeitar as diferenças entre as pessoas. Este foi tema da roda de conversa durante as atividades realizadas por crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV),  do bairro Vila Arthur. 

No dia 20 de novembro, foi comemorado o Dia da Consciência Negra e os integrantes da unidade social tiveram um dia marcado por contos e histórias de um um dos maiores líderes quilombola do Brasil, Zumbi dos Palmares.

Como explica a orientadora social, Renita Barros é preciso ensinar as crianças sobre fatos que marcaram a nossa história, porém a informação deve ser feita de forma lúdica, sem perder a importância da data comemorativa.  “Dessa forma eles aprendem e memorizam com mais facilidade, contribuindo para a melhora no rendimento escolar, uma vez que os nossos encontros acontecem no contraturno escolar”. 

Além de ler histórias para as crianças, a orientadora social estimula a leitura. “Muitos deles durante o encontro acabam buscaste interagir por meio de leituras e outras atividades realizadas durante a nossa reunião semanal”. 

Nos polos Marajoara e Jardim Paula II as crianças e adolescentes também tiveram orientações sobre o racismo, e a importância do Dia da Consciência Negra. A orientadora social, Jucineide, trabalhou o tema com rodas de conversas e brincadeiras em grupos para que os participantes possam atuar em conjunto e de forma compartilhada. 

MUDANÇA DE TEMA: Uma das datas mais esperadas do ano, o Natal, está chegando e, as crianças e adolescentes que participam dos Serviços e Convivência e Fortalecimento de Vínculos já estão entrando no clima. Alguns polos já começam a trabalhar esse tema. Os participantes dos polos Figurinha e Jardim Esmeralda já deram início às atividades.

A reutilização de materiais recicláveis, como papelão, garrafas pet e tampinhas estão sendo utilizados para a construção de painel e árvores de natal. O trabalho deve ser concluído nas próximas semanas para a confraternização entre os grupos de cada região.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que a pasta trabalha com diversos viés, e que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apresenta sempre resultados positivos. “É importante destacar o trabalho das orientadoras sociais que atuam na ponta e que têm a responsabilidade de orientar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, buscando promover seu bem estar e autonomia. Esses profissionais operam junto às comunidades constituindo um elo familiar”.

A gestora disse ainda que a Proteção Social Básica potencializa a família como unidade de referência,  e trabalha para o fortalecimento de vínculos internos e externos, através do protagonismo de seus membros e da oferta de um conjunto de serviços que visam à convivência, a socialização e o acolhimento, em famílias cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos. “As atividades são realizadas em grupos de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social”.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here