25 C
Cuiabá
domingo, 8 fevereiro 2026
HomeSaúdePMMT realiza workshop sobre saúde mental e segurança jurídica nas atividades

PMMT realiza workshop sobre saúde mental e segurança jurídica nas atividades

Date:

Related stories

Cuiabá inaugura Centro de Referência Paralímpico e amplia inclusão pelo esporte

Novo espaço no Ginásio Dom Aquino começa com festival...

Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina expõem impacto do aquecimento global

Com 85% da neve artificial, Jogos de 2026 evidenciam...

Adolescente agredido por piloto de automobilismo morre após 16 dias internado no DF

Caso de repercussão nacional termina com morte cerebral da...

Trump diz não ter visto trecho racista em vídeo com Obama, mas se recusa a pedir desculpas

Postagem foi apagada após críticas, inclusive de republicanos, e...

Evento foi realizado nesta sexta-feira (10.11), no Teatro Zulmira Canavarros

A Polícia Militar de Mato Grosso e a Associação de Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militares (ACS-MT) realizaram nesta sexta-feira (10.11) o 1º Workshop de Atividades Policiais no Meio Jurídico e Saúde Mental. O evento reuniu mais de 600 policiais militares e alunos dos Cursos de Formação de Soldados (CFSD) e Oficiais (CFO).

O workshop coordenado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da PM foi realizado no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com o objetivo de discutir as atuais e novas modalidades de atuação das polícias militares em conjunto com os meios jurídicos que trazem segurança ao trabalho policial.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, participou da abertura do workshop e afirmou que a promoção e debate do conhecimento científico sobre a vivência dos policiais militares são importantes, principalmente em questões de saúde mental, para que os agentes estejam em condições de oferecer um bom trabalho à sociedade.

“É de suma importância um debate saudável sobre temas tão atuais e que estão em evidência na nossa corporação. Muitas vezes, os problemas de saúde mental começam de maneira silenciosa e temos que mostrar para nossos colegas que não estamos sozinhos, afinal esse colega precisa de ajuda para que ele possa cuidar de sua saúde e estar em condições de cuidar do próximo e proteger a vida do cidadão”, destacou.

A abertura do evento contou com uma palestra do cientista político Sérgio Hernandez, que abordou as teorias e práticas da perícia criminal. Ele exemplificou a importância da perícia para levantar os fatos sobre a ocorrência policial. “É preciso estar atento a todas as provas que mostrem a legitimidade da ação policial em fazer a sua defesa em situações complexas nas ocorrências”, afirmou.

Já o advogado Wanderley Alves falou sobre os mecanismos legais e práticas que preservam a ocorrência policial. Ele explicou que o workshop está pautado no debate de novas práticas que possam trazer segurança às atividades policiais.

“As atividades policiais e as leis estão sempre em atualização e o nosso objetivo, hoje, é justamente fazer com que o policial tenha mais segurança na atividade, além de aclarar essa temática e explicar a ele as formas de legitimar o trabalho constante dos flagrantes”, pontuou o palestrante, que também atuou como policial militar em e São Paulo, entre os anos de 2006 e 2011.

O workshop também contou com a presença do advogado Raul Marcolino, que destacou a importância da segurança jurídica na atuação policial, e do primeiro-tenente Anderson Przybyszewski Silva, que promoveu um debate sobre a saúde geral e mental e qualidade de vida dos policiais militares de Mato Grosso.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here