26 C
Cuiabá
terça-feira, 30 dezembro 2025
HomeGeralCGE lança cartilha para prevenir assédio no serviço público

CGE lança cartilha para prevenir assédio no serviço público

Date:

Related stories

Governo autoriza empréstimo de R$ 12 bilhões para reestruturação dos Correios

Operação aprovada pelo Tesouro prevê prazo de 15 anos...

Bolsonaro passa por nova cirurgia para tratar crise de soluço

Procedimento no nervo frênico foi realizado neste sábado e...

Cristiano Ronaldo marca duas vezes e Al Nassr faz história no Campeonato Saudita

Equipe alcança 10 vitórias seguidas no início da temporada...

Polícia Ambiental apreende mais de 400 quilos de pescado irregular em Poxoréu

Peixes das espécies pintado e cachara eram transportados ilegalmente...

Moraes decreta prisão domiciliar de dez condenados pela trama golpista

Medida impõe tornozeleira eletrônica, recolhimento de passaportes e restrições...
Publicação foi apresentada durante o 2º Encontro Estadual de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Corregedoria-Geral, lançou nesta terça-feira (17.10) uma cartilha voltada a prevenir o assédio no setor público.

A publicação foi apresentada durante o 2º Encontro Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual no Serviço Público, como parte do Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso (Integridade MT).

A cartilha foi elaborada por grupo de trabalho composto por servidores da Corregedoria-Geral e Superintendência de Avaliação e Consultoria de Integridade e Complianc da CGE, da Unidade Setorial de Correição da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e da Coordenadoria de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

O material se destaca por sua abordagem acessível e direta, ao desmitificar o conceito de assédio moral e sexual, detalhar suas características e como essas situações se manifestam, fornecer exemplos de comportamentos que não são  assédio e identificar situações que são consideradas como tal.

A cartilha também esclarece a distinção entre assédio moral e sexual e explora as consequências que o assédio pode ter para a vítima e o ambiente de trabalho. Além disso, ela aborda o papel crucial da liderança na prevenção, orienta a vítima sobre como se posicionar diante do assédio, esclarece como funciona o suporte psicossocial oferecido pelo Estado e disponibiliza informações sobre os canais de denúncia.

“A cartilha desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso no setor público, oferecendo informações valiosas para servidores e líderes, e serve como um guia abrangente para a prevenção e enfrentamento ao assédio no serviço público”, observa o secretário-controlador geral do Estado Paulo Farias.  

A cartilha está disponível para consulta e download no site www.cge.mt.gov.br, em Manuais/Cartilhas (2023) e em Integridade (Público/Publicações).

Clique AQUI para acessar o material diretamente.

Cartilha Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual-v2_1.pdf

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here