25 C
Cuiabá
segunda-feira, 17 novembro 2025
HomeCulturaSegunda etapa do Estação Sonora acontece neste sábado em Várzea Grande

Segunda etapa do Estação Sonora acontece neste sábado em Várzea Grande

Date:

Related stories

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Primeira Turma acolhe denúncia da PGR sobre atuação do...

PF investiga servidora da Caixa por fraude que causou prejuízo de R$ 500 mil a clientes no RJ

Operação cumpriu mandados de busca em Campos dos Goytacazes;...

Delegação de Cuiabá disputa Jogos Abertos Estaduais em Lucas do Rio Verde

Participação é resultado do fortalecimento das políticas esportivas implementadas...

Acontece neste sábado (23) a segunda edição do programa Estação Sonora, uma ramificação do Projeto São Lua Facilita. O programa Estação Sonora é a entrega de equipamentos para núcleos coletivos de produção e difusão musical em Mato Grosso.
No mesmo dia também será realizada a oficina: Técnicas Criativas de Produção Musical em Estúdio, com o multiartista Caio Mattoso.

O programa Estação Sonora é voltado para a juventude e busca promover o desenvolvimento econômico, inclusivo e sustentável, com oportunidades gratuitas de formação cultural, intelectual e profissional.

Os produtores culturais Rogê Além e Neyres Taveira, idealizadores do Projeto São Lua, pontuam que os objetivos do projeto vão muito além da produção dos shows com apresentações de artistas regionais.

O Estação Sonora surgiu para oportunizar que comunidades periféricas tenham acesso a equipamentos e técnicas de produção musical. O kit que vai ser entregue contém um notebook, placa de áudio off board, microfone condensador, monitores de áudio, teclado controlador, além dos cabos de conexão.

O Coletivo Grana Preta, localizado no CPA, em Cuiabá, foi contemplado na primeira etapa do programa Estação Sonora, e a produção musical está a todo vapor. A terceira etapa será em outubro, em Chapada dos Guimarães.

SEGUNDA ETAPA

No sábado (23), vai ocorrer a implantação do segundo núcleo coletivo de profissionalização, produção e difusão fonográfica, com o apoio do programa Estação Sonora. Desta vez, o beneficiado será o Plantasom – projeto de arte e de educação que tem como eixo a música e a construção de noisy toys, brinquedos sonoros.

Atualmente o Plantasom acontece em Várzea Grande, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e tem como público adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

“Nós do Plantasom acreditamos que a educação e a arte são áreas do saber potencialmente transformadoras. Depois da pandemia, os jovens que participam do Plantasom sugeriram a utilização da tecnologia para que as oficinas ficassem mais interessantes. A partir de então começamos a gravar e produzir sons digitais com o que tínhamos na mão: celulares e um velho notebook”, explicou o educador Cássio Martins.

A coordenação do projeto destaca ainda a importância dos equipamentos para os assistidos. “Nós do Plantasom estamos contentes com a parceria com a Estação Sonora porque acreditamos que a expressão jovem, periférica e negra terá sua voz ampliada com o recebimento deste equipamento profissional”, afirmou o educador.

Todo o Projeto São Lua tem o apoio da escola de música Bateras Beat Cuiabá. Um dos sócios é o músico e professor Thiago Costa, que além de ter se apresentado diversas vezes nos shows produzidos no projeto, defende a inclusão musical e artística de jovens que vivem em locais periféricos, ´para saírem da invisibilidade e vulnerabilidade cultural e social.

“É uma satisfação participar, poder contribuir com esse projeto tão importante e bonito. Muitas vezes o que falta é realmente uma oportunidade para descobrir grandes músicos, que podem ter seu talento revelado. Também é uma forma de oportunizar o ingresso nas produções musicais e ser fonte de renda”, disse Thiago.

A entrega dos equipamentos por meio do programa Estação Sonora é a continuidade do Projeto São Lua, movimento inovador que reúne diversas expressões artísticas, fortalecendo o mercado da música no estado, levando inovação em tecnologia junto às ações formativas, aos coletivos e organizações filantrópicas.

O Estação Sonora é uma parceria junto ao Instituto Kurâdomôdo, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura (Secel), Assembleia Legislativa com aporte financeiro via emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual Lúdio Cabral, e apoio da escola de música Bateras Beat Cuiabá.

SERVIÇO
QUANDO: 23 de setembro, SÁBADO
O QUE: DOAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO SONORA E OFICINA DE TÉCNICA CRIATIVAS DE PRODUÇÃO MUSICAL EM ESTÚDIO Caio Mattoso
HORÁRIO DA OFICINA: das 13:30 às 17:30hrs
LOCAL DA OFICINA: CREAS Várzea Grande

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here