26 C
Cuiabá
domingo, 14 dezembro 2025
HomeMeio AmbienteCinco equipes do Corpo de Bombeiros combatem incêndio florestal no Morro de...

Cinco equipes do Corpo de Bombeiros combatem incêndio florestal no Morro de Santo Antônio

Date:

Related stories

Seduc premia professores destaques no ensino de inglês na rede estadual

Educadores vencedores do Prêmio Mais Inglês apresentam boas práticas...

Setasc alerta sobre golpe que usa nome do programa SER Família

Criminosos fazem falsas promessas de cestas natalinas e liberação...

Enchentes e deslizamentos deixam mais de mil mortos na Indonésia

Tempestades intensas provocam crise humanitária em Sumatra, com milhares...

Corporação também monitora remotamente o fogo com satélites de alta tecnologia e orienta equipes em campo

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate desde sexta-feira (18.08) um incêndio florestal no Morro de Santo Antônio, no município de Santo Antônio de Leverger. Neste sábado (19.08), cinco equipes fazem o combate no local.

“As equipes em campo estão avançando no combate ao fogo. Hoje tivemos uma chuva na região que contribuiu positivamente para o nosso trabalho e estamos conseguindo reverter a situação, mas é preciso ressaltar que à tarde podem haver ventanias que dificultem o combate. Estamos monitorando o incêndio e condições climáticas tanto no local quanto remotamente via satélite”, explicou o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires.

O monitoramento remoto feito pelo BEA e também pelo 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá, é possível devido a satélites de alta tecnologia. Em julho, a corporação ativou sua nova plataforma capaz de gerar dados mais precisos e garantir a eficiência no atendimento de ocorrências. O sistema é resultado dos investimentos do Governo de Mato Grosso.

“Essa nova plataforma tem sido essencial para as ocorrências não só em Santo Antônio, mas em todo o Estado. Temos dados unificados de vários satélites. Assim, conseguimos ver por exemplo o comportamento do vento e onde as equipes estão, tudo para garantir que os bombeiros possam combater o incêndio com muito mais segurança e agilidade”, contou Aires.

Avião disponível

As ações de combate ao fogo tiveram início nesta sexta-feira com três equipes e uma aeronave do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM). Já neste sábado, devido a mudança climática, o avião ainda não foi utilizado, mas está de prontidão para caso seja necessário seu uso.

Período proibitivo

Desde 1º de julho está proibido o uso do fogo em áreas rurais, conforme o decreto nº 259/2023. O documento declara situação de emergência ambiental entre os meses de maio e novembro, o que possibilita a mobilização de esforços governamentais para a prevenção e combate aos incêndios e as contratações e aquisições necessárias ao período de alto risco de incêndios florestais.

Para o combate de incêndios florestais e desmatamento ilegal neste ano, o Governo investe R$ 77,4 milhões, um aumento de 29% em relação com o ano passado, quando era R$ 60 milhões.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here