33 C
Cuiabá
quarta-feira, 31 dezembro 2025
HomeGeral"BRT vai promover viagens mais rápidas e com custo menor ao cidadão",...

“BRT vai promover viagens mais rápidas e com custo menor ao cidadão”, afirma secretário adjunto da Sinfra

Date:

Related stories

Governo autoriza empréstimo de R$ 12 bilhões para reestruturação dos Correios

Operação aprovada pelo Tesouro prevê prazo de 15 anos...

Bolsonaro passa por nova cirurgia para tratar crise de soluço

Procedimento no nervo frênico foi realizado neste sábado e...

Cristiano Ronaldo marca duas vezes e Al Nassr faz história no Campeonato Saudita

Equipe alcança 10 vitórias seguidas no início da temporada...

Polícia Ambiental apreende mais de 400 quilos de pescado irregular em Poxoréu

Peixes das espécies pintado e cachara eram transportados ilegalmente...

Moraes decreta prisão domiciliar de dez condenados pela trama golpista

Medida impõe tornozeleira eletrônica, recolhimento de passaportes e restrições...

Especialistas da Sinfra destacaram obras e trajetos do novo modal de Cuiabá e Várzea Grande

A implantação do BRT em Cuiabá e Várzea irá promover uma racionalização do transporte público na região metropolitana, o que significa viagens mais rápidas para a população, promovendo melhorias na mobilidade urbana. Além disso, o novo modal vai permitir uma tarifa menor para os usuários do transporte. 

A afirmação é do secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Rafael Detoni. “A gente trabalha o que há de mais precioso para o cidadão, que é o tempo”, destaca.

Detoni e o secretário adjunto de Obras Especiais, Isaac Nascimento, foram os convidados do 28º episódio do podcast MT Conectado, do Governo de Mato Grosso, publicado nesta quinta-feira (18.08). No episódio, os secretários explicam como será o funcionamento do novo modal para a população. 

“Hoje os ônibus saem dos bairros e percorrem longos trechos até o centro de Cuiabá. A gente entra na Fernando Corrêa e tem um comboio de ônibus saindo dos bairros. Com o BRT, o ônibus sai do bairro e vai ao terminal. No terminal, o passageiro desce do ônibus alimentador e entra no BRT, que tem uma faixa exclusiva, que independe do humor do tráfego. Isso dá agilidade para o passageiro”, explica Detoni.

Esse uso mais racional do transporte promove uma tarifa mais competitiva para os usuários. De acordo com Detoni, hoje a tarifa estimada do BRT seria de R$ 4,37, abaixo do valor que já é praticado vom os ônibus convencionais.

O secretário adjunto Isaac Nascimento ressalta que uma tarifa mais baixa para a população foi uma das premissas adotadas no estudo técnico realizado pela Sinfra-MT para definir o que seria feito com as obras do VLT. Outros aspectos importantes são a acessibilidade, permitida pelo fato do BRT ter ônibus de piso baixo, e o fato de ser elétrico.

Responsável pela execução das obras, Isaac lembra que as obras do BRT já têm 36% de avanço na Avenida da FEB, com previsão de que a concretagem das pistas seja finalizada em outubro. Em relação a Cuiabá, o cronograma é para que as obras comecem neste mesmo mês.

Na conversa com a jornalista Camilla Zeni, os secretários ainda lembram que o BRT não irá reduzir a quantidade de pistas utilizadas pelos carros e sobre outras melhorias que as obras podem trazer, como a requalificação do Largo do Rosário e a criação de um parque linear na Avenida do CPA.

O episódio pode ser acompanhado no Spotify e também no canal do YouTube do Governo do Estado.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here