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terça-feira, 30 setembro 2025
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Escola em Tempo Integral já teve adesão de 1.766 municípios

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Em menos de uma semana, o Programa Escola em Tempo Integral já teve a adesão de 1.766 municípios brasileiros (32%), 10 estados (37%) e o Distrito Federal (DF). Os números correspondem ao levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), na manhã desta segunda-feira, 7 de agosto. Entre os estados que já aderiram ao programa estão Alagoas (AL), Ceará (CE), Maranhão (MA), Pernambuco (PE), Roraima (RR), Tocantins (TO), São Paulo (SP), Paraná (PR) e Rio Grande do Sul (RS), além do DF. 

O Programa Escola em Tempo Integral foi instituído pela Lei 14.640/2023, publicada no Diário Oficial da União, em 1º de agosto. No dia seguinte, 2 de agosto, o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) foi liberado para estados, municípios e o DF aderirem à política, de forma voluntária. Os detalhes para a participação, bem como a pactuação de metas para a ampliação de matrículas em tempo integral no âmbito do Programa estão disponíveis na Portaria nº 1.495/2023

Confira a tabela com os números de adesão por estado:  

Região/UF UF Municípios que aderiram 
Aderiu Nº 
Centro-Oeste    76 16% 
Distrito Federal  Sim 100% 
Goiás  – 56 23% 
Mato Grosso  – 13 9% 
Mato Grosso do Sul  – 8% 
Nordeste    1014 57% 
Alagoas  Sim 66 65% 
Bahia  – 249 60% 
Ceará  Sim 125 68% 
Maranhão  Sim 140 65% 
Paraíba  – 136 61% 
Pernambuco  Sim 75 41% 
Piauí  – 116 52% 
Rio Grande do Norte  – 77 46% 
Sergipe  – 30 40% 
Norte    134 30% 
Acre  – 12 55% 
Amapá  – 6% 
Amazonas  – 19 31% 
Pará  – 47 33% 
Rondônia  – 12 23% 
Roraima  Sim 27% 
Tocantins  Sim 39 28% 
Sudeste    337 20% 
Espírito Santo  – 14 18% 
Minas Gerais  – 165 19% 
Rio de Janeiro  – 41 45% 
São Paulo  Sim 117 18% 
Sul    205 17% 
Paraná  Sim 61 15% 
Rio Grande do Sul  Sim 88 18% 
Santa Catarina  – 56 19% 
Total Geral 10 1766 32% 

 
Fonte: Elaborado pela SEB, com base nos dados do Simec – 7 de agosto de 2023.   

Adesão – A adesão ao programa contempla toda a educação básica brasileira, da creche ao ensino médio, desde que sejam etapas prioritárias do ente federado. Para os municípios, essas etapas devem ser obrigatoriamente na educação infantil e no ensino fundamental. Já para os estados, a prioridade será o ensino fundamental e médio. Serão consideradas matrículas criadas ou convertidas a partir de janeiro de 2023 e novas matrículas para 2024.  

Todos os entes federados serão contemplados a partir de critérios de equalização, com base na capacidade de financiamento de cada ente. Ao longo de todo o cronograma de adesão, as secretarias de Educação terão disponíveis tutoriais, plantão de dúvidas e atendimento via suporte técnico, pela Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800 616161.  

Programa – O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, sua finalidade é viabilizar o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.   

O programa visa ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil já em 2023. Um investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Depois, a meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.     

Além disso, a política inclui estratégias de assistência técnica para a oferta de um projeto-político-pedagógico que assegure o direito de crianças e jovens a uma formação integral de qualidade. O objetivo é ampliar e diversificar oportunidades educativas, socioemocionais, culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas.   

Uma das primeiras ações para a assistência técnica começou nesta semana, o Ciclo de Seminários do Programa: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral, com etapas regionais de debate. A iniciativa é a primeira do Programa, com o objetivo de orientar as redes de ensino e profissionais da educação na perspectiva do currículo.   

Nas próximas etapas, estão previstas ações para formação de educadores, fomento a projetos inovadores, estímulo a arranjos intersetoriais para prevenção e proteção social, melhoria de infraestrutura, além da criação de indicadores de avaliação e sistema de avaliação continuada.    

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