26 C
Cuiabá
quinta-feira, 1 janeiro 2026
HomeGeralCentro de Convivência Vovô Zeid comemora "Dia dos Avós" com blitz da...

Centro de Convivência Vovô Zeid comemora “Dia dos Avós” com blitz da saúde

Date:

Related stories

Governo autoriza empréstimo de R$ 12 bilhões para reestruturação dos Correios

Operação aprovada pelo Tesouro prevê prazo de 15 anos...

Bolsonaro passa por nova cirurgia para tratar crise de soluço

Procedimento no nervo frênico foi realizado neste sábado e...

Cristiano Ronaldo marca duas vezes e Al Nassr faz história no Campeonato Saudita

Equipe alcança 10 vitórias seguidas no início da temporada...

Polícia Ambiental apreende mais de 400 quilos de pescado irregular em Poxoréu

Peixes das espécies pintado e cachara eram transportados ilegalmente...

Moraes decreta prisão domiciliar de dez condenados pela trama golpista

Medida impõe tornozeleira eletrônica, recolhimento de passaportes e restrições...

De origem bíblica, o dia 26 de julho celebra o ‘Dia dos Avós’. A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim. Em Várzea Grande os idosos do Centro de Convivência Vovô Zeid – que na maioria são avós e bisavós – participaram de uma blitz da saúde e tiveram uma programação festiva para celebrar um dos sentimentos mais sublimes, de serem pais em dose dupla.

O prefeito Kalil Baracat lembrou da importância dos Avós em sua vida, sempre presentes junto com os pais no dia a dia e nos ensinamentos. “Muito do que a gente percebe no dia a dia vem dos ensinamentos dos avós, dos cuidados e da sabedoria que a melhor idade assegura a todas as pessoas e que eles fazem questão de nos ensinar, alertar e acompanhar para que nossa vida seja muito mais de passos certos, sendo que os passos errados, sempre podem ser consertados”, assinalou ele.

Já a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, as datas especiais devem ser sempre lembradas e comemoradas, ainda mais para aqueles que estão ano, após ano, vivenciando toda uma vida.

“Aqui no Centro de Convivência Vovô Zeid a gente celebra essa data com muita energia, com muita felicidade, e assim acontece em todos os bairros onde temos os grupos de idosos, por meio da Assistência Social.  É a Prefeitura de Várzea Grande, com o cuidado com a melhor idade, valorizando a sabedoria, e incentivando a boa prática do desenvolvimento humano”, destacou a Secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

Quanto ao ‘Dia dos Avós’, a gestora disse que o dia 26 de julho deve ser comemorado todos os dias durante o ano. “Em nosso município existem vários grupos da terceira idade e a ideia é justamente essa, a de valorizar essas pessoas que tem experiência, sabedoria, e promover esses encontros de fortalecimento de vínculos junto à comunidade, e com suas famílias.

Mãe de oito filhos, Maria Santos da Cruz, 74 anos, tem 8 netos e 11 bisnetos e declara que ama cada um como se fosse seus próprios filhos. “Ser avó é ser mais muito mais que mãe porque o amor dobra, é ser mãe duas vezes. Sou uma avó e bisavó dedicada, amo cada um deles e faço tudo o que está ao meu alcance. Sou muito feliz em ter cada um deles em minha vida”, confessou.

José Dias disse que a sensação de ser avô é prazerosa. “Me senti muito feliz o dia que me tornei avô e graças a Deus tenho uma convivência muito boa com meus netos, e eles têm também muita consideração por mim, e me respeitam bastante. E eu sou feliz na condição de avô”, declarou.

BLITZ DA SAÚDE: Ao som da sirene, os participantes do Centro de Convivência Vovô Zeid participaram de uma blitz da saúde, onde todos realizaram atividades físicas de baixo impacto, com direito a alimentação de muitas frutas tropicais.

“Hoje é um dia de comemorar a plenitude da vida, e nós não poderíamos deixar essa data passar em branco. Temos aqui muitos idosos que fazem o papel de pais dos filhos de seus filhos, que têm netos e bisnetos. Resolvemos então realizar um dia festivo para marcar esse momento, e eles não só adoraram a ideia como participaram ativamente de toda a programação”, comentou a coordenadora da unidade social, Keli Cavalcante.

OUTROS PAÍSES: No Brasil, homenageamos os avós no dia 26 de julho. Mas, como acontece com o ‘Dia do Amigo’, em outros países não há data certa e cada país o institui a seu modo.

Os argentinos comemoram com beijo, abraço e um pequeno presente ou visita surpresa, os avós em três datas: 26 de julho (Dia dos Avôs e Avós), o segundo domingo de novembro (Dia das Vovós) é o terceiro domingo de agosto (Dia dos Vovôs).

Na Itália houve a preocupação de desconectar o Dia dos Avós da memória dos Santos, justamente para enfatizar o caráter civil e não religioso da celebração. A “Festa Dei Nonni” é celebrada dia 2 de outubro. A ideia é construir uma rede com diferentes gerações e prevenir a solidão nos estágios mais avançados da vida.

Já nos Estados Unidos o Dia Nacional dos Avós é comemorado no primeiro domingo após o Labor Day (o Dia do Trabalho, feriado nacional americano celebrado na primeira segunda-feira de setembro). Assim como o ‘Dia das Mães’ e o ‘Dia dos Pais’, é uma oportunidade de valorizar essa conexão e passar algum tempo de qualidade em família – seja folheando álbuns de fotos, cozinhando pratos especiais, passeando no parque, arrumando o carro na garagem com o vovô.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here