32 C
Cuiabá
sexta-feira, 6 fevereiro 2026
HomeCulturaAssociação das Redeiras de Várzea Grande participa da maior Feira de Artesanato...

Associação das Redeiras de Várzea Grande participa da maior Feira de Artesanato da América Latina

Date:

Related stories

Fevereiro movimenta Cuiabá com Carnaval, grandes eventos religiosos e programação cultural

Agenda reúne desfiles, shows, encontros de fé e atividades...

Arena Pantanal volta a receber Desfile de Carnaval e antecipa festa em Cuiabá

Programação gratuita acontece de sexta a domingo, com desfiles,...

Aposta do Rio de Janeiro leva sozinha prêmio de R$ 141,8 milhões da Mega-Sena

Bilhete registrado em São Gonçalo acertou as seis dezenas...

Detran-MT abre credenciamento para instrutores de trânsito autônomos em Mato Grosso

Portaria nº 042/2026 regulamenta a atuação de profissionais nas...

Com apoio da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), a Tece Arte – Associação das Redeiras de Limpo Grande participou da maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte. O evento ocorreu de 05 a 16 de julho, em Olinda (PE). 

De acordo com o superintendente de Cultura, Joilson Marcos da Silva, o evento que reuniu artistas, artesãos e trabalhos de todos os estados brasileiros, contou com a participação da Associação de Várzea Grande pelo terceiro ano consecutivo. “Nos últimos dois anos, a ação foi um sucesso. A feira reúne mais de 5 mil expositores do Brasil e do mundo. Neste ano o estande de Mato Grosso foi um dos mais visitados e o que obteve um dos maiores volumes de comercialização de produtos entre os estandes do Programa do Artesanato Brasileiro” disse.

A feira de artesanato mais famosa do Brasil recebeu este ano cerca de 20 mil pessoas diariamente e durante os 12 dias do evento foram mais de 300 mil visitantes, entre lojistas, turistas e consumidores. “É uma honra poder participar da maior feira de artesanato da América Latina e levar nossa belíssima cultura para o mundo”, afirma a presidente da associação, Jilaine Maria da Silva.

“Um dos principais compromissos da nossa gestão é com a valorização da nossa cultura. As redes produzidas na comunidade de Limpo Grande nos identificam como várzea-grandenses. Não existem outras iguais ou sequer parecidas no mundo. Portanto, como prefeito, me sinto no dever de incentivar, reconhecer, promover e divulgar esse trabalho, que além de tudo gera emprego, distribui renda e valoriza as tradições de nossa cidade”, declarou Kalil Baracat.   

A tecelagem de Limpo Grande é reconhecida como patrimônio imaterial de Várzea Grande, protegido por Lei. “Portanto, é nosso dever apoiar e promovê-la. Para que este trabalho continue vivo e ampliando o alcance da nossa cultura, precisamos mostrá-lo para o mundo”, concluiu o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here