30 C
Cuiabá
segunda-feira, 15 dezembro 2025
HomeMeio AmbienteHorta Comunitária realiza quarta colheita e beneficia 35 famílias

Horta Comunitária realiza quarta colheita e beneficia 35 famílias

Date:

Related stories

Sine Cuiabá inicia a semana com 784 vagas de emprego em diferentes áreas

Oportunidades contemplam diversos níveis de escolaridade, com salários de...

Cuiabá abre matrículas para novos alunos nas creches da rede municipal

Inscrições seguem até sexta-feira (19) e devem ser feitas...

Várzea Grande entra na reta final do Mutirão Fiscal 2025 com prazo até 30 de dezembro

Prefeitura alerta contribuintes sobre últimos 15 dias para regularização...

Produção de mandioca congelada impulsiona nova fase da agricultura familiar em São José do Rio Claro

Com investimentos públicos e estrutura agroindustrial, município sai do...

PM apreende 10 quilos de skunk e prende suspeito por tráfico em Barra do Garças

Droga conhecida como “supermaconha” seria transportada para Água Boa;...

Tomates, repolho, alfaces, berinjela e jiló estão sendo colhidos na Horta do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – do bairro Santa Maria, e a população local está sendo beneficiada. Nesta semana, várias famílias foram à unidade social para fazer a retirada dos itens que estão no tempo certo para consumo.  

“Estamos felizes com o resultado deste que era um sonho de toda a comunidade e que foi materializado na horta comunitária. Essa é a quarta colheita que estamos fazendo aqui no CRAS Santa Maria. A produção de folhagens e de algumas variedades de legumes estão ocorrendo de acordo com o tempo previsto, após o plantio das sementes”, explicou a coordenadora da unidade social, Ionice Feliciano Ribeiro. 

Atualmente, 35 famílias estão sendo beneficiadas. “São pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e já são acompanhadas pelos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e que estão devidamente cadastradas no CadÚnico”, explicou.

A coordenadora disse ainda que são as próprias famílias que fazem a colheita e, só levam para casa o que de fato consomem. “E essa observação é para que não ocorra desperdício de alimentos. Nem todo mundo tem o hábito, por exemplo, de comer jiló, daí não justifica colher esse produto, se tem no canteiro outras opções e que fazem parte do cardápio consumido pela família”. 

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, lembra que a ideia de ocupar os espaços livres para a implantação das hortas comunitárias foi sugerida pela primeira-dama de Várzea Grande, a promotora de justiça Kika Dorilêo Baracat, em uma de suas visitas ao local. “Ela propôs essa iniciativa por entender que essa também é uma forma de ajudar a comunidade local, e essa iniciativa da horta comunitária reforça a alimentação dessas famílias”.    

A gestora disse ainda que assim como a horta comunitária do CRAS Santa Maria, outras unidades também estão executando esse projeto, assim como a Casa de Sarita, o Caderno II e o Centro de Convivência Vovô Zeid. “A ideia é ocupar espaços  existentes para a realização dessas hortas, e desta forma beneficiar um número maior de famílias”.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here