38 C
Cuiabá
terça-feira, 30 setembro 2025
HomeCulturaPrefeitura e comunidade bi-centenária se mobilizam para tradicional festa de São Pedro

Prefeitura e comunidade bi-centenária se mobilizam para tradicional festa de São Pedro

Date:

Related stories

Metanol pode causar cegueira e morte mesmo em pequenas doses

Especialistas explicam diferenças na metabolização em relação ao etanol...

STF mantém número atual de deputados para eleições de 2026

Decisão de Luiz Fux atende pedido de Davi Alcolumbre...

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira

As seis dezenas do concurso 2.921 da Mega-Sena serão...

Ministério da Saúde acompanha casos de intoxicação por metanol em São Paulo

Dez ocorrências confirmadas e três mortes levam governo a...

Maduro decreta “comoção externa” diante de ameaça militar

Medida concede poderes especiais e mobilização das Forças Armadas...

A comunidade do Distrito de Bonsucesso, localizada a cerca de 15 quilômetros do Centro de Várzea Grande, está finalizando os preparativos para 42ª festa de São Pedro, uma das mais tradicionais de Mato Grosso e símbolo da comunidade ribeirinha.

São Pedro é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores e desde 1980 ‘ganha’ festa na comunidade. A edição 2023 será realizada no dia 29. A programação tem início às 8h e segue até à noite.

A festa é uma realização da Comissão de Festeiros São Pedro 2023 e tem o apoio da prefeitura de Várzea Grande, por meio da união de várias secretarias municipais. Além da religiosidade e da perpetuação da tradição, que marcam as comemorações, a festa é conhecida pela oferta de peixe frito no almoço de forma gratuita a moradores, visitantes e turistas. A expectativa nesse ano é preparar cerca de 3 toneladas. Muitas das doações de peixe já recebidas pela Comissão passaram por uma força-tarefa de limpeza, corte e pré-prepraro na semana passada e na medida em que as doações vão chegando, a comunidade se mobiliza preparar os peixes.

O evento vem sendo realizado de geração em geração, quando a comunidade ribeirinha se reúne todos os anos em busca de um mesmo objetivo: festejar o santo padroeiro. A festa integra o calendário estadual de eventos do Estado.

Como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, a Pasta está, em parceria com outras secretarias municipais, desde o começo do mês atuando para realização da festa, desde buscando agilizar trâmites burocráticos – como autorização da Marinha do Brasil para a procissão fluvial – como licenças, planejamento e execução da infraestrutura. “A festa tem como ponto alto a procissão fluvial e já está tudo autorizado. Não tenho dúvidas de que depois da emergência sanitária da Covid-19, teremos em 2023 uma grande festa. Essa comemoração é tradição em Bonsucesso e atrai turistas, fomenta o comércio local e traz visibilidade a essa comunidade que mesmo dentro da cidade consegue se sobrepor ao tempo e manter intactas suas tradições”.

Em relação à procissão fluvial, bem como à corrida de canoas, a Marinha do Brasil orienta que para que todos os participantes – embarcados em barcos ou canoas – que façam uso de coletes salva-vidas.

Além da festa de São Pedro, Charles lembra que a comunidade terá um 2023 marcante, pois em outubro (14), Bonsucesso comemora 200 anos de fundação. “Uma das mais antigas comunidades de Várzea Grande. O Distrito de Bonsucesso, também conhecido como ‘Rota do Peixe’, é mais antigo que Várzea Grande e berço das mais tradicionais manifestações culturais da cidade. Ao longo de décadas, tornou-se referência em gastronomia e está no radar de boa parte dos turistas que chegam a Mato Grosso. O Distrito abriga, desde 1980, a tradicional Festa de São Pedro, em celebração aos pescadores, realizada todo dia 29 de junho e que reúne milhares de pessoas de toda a Baixada Cuiabana”, explicou.

SÃO PEDRO – Festejado no dia 29 de junho, Ele foi apóstolo de Jesus Cristo e, depois, encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido o primeiro Papa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu, onde para entrar, é necessário que o santo abra suas portas. Também é atribuída a São Pedro a responsabilidade de fazer chover.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO PEDRO

8h – Procissão e encontro dos festeiros

9h – Café da manhã

10h – Santa Missa/Procissão fluvial

12h – Grandioso almoço com peixada, seguido de apresentações culturais:

– Coral Canto e Encanto/Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Salvelina Ferreira

– Grupo de Siriri

– Corrida de Canoa

– Concurso comedor de peixe

– Concurso para escolha e coroação da ‘Rainha da Rota do Peixe de Bonsucesso’.

– A festa conta com apresentações de bandas regionais como: Grupo Resenha, Jero Neto, Os Amigos, Lambadão dos Federais e Scort Som.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here