25 C
Cuiabá
segunda-feira, 9 fevereiro 2026
HomeEsportesProfessores de educação física de Várzea Grande são capacitados dentro do programa...

Professores de educação física de Várzea Grande são capacitados dentro do programa “Esporte para Além das Fronteiras”

Date:

Related stories

ALMT cria CPI para investigar licitações da Saúde realizadas entre 2019 e 2023

Comissão vai apurar suspeitas de irregularidades na SES ligadas...

Prefeitura libera trecho da Avenida das Torres em fase de testes do novo projeto viário

Abertura parcial no canteiro central busca reduzir acidentes e...

Flávia Moretti vistoria área alagada no bairro Joaquim Curvo após fortes chuvas em Várzea Grande

Gestão municipal anuncia obra de drenagem para solucionar problema...

Unemat abre matrícula direta para ingresso no primeiro semestre de 2026

Universidade oferece 638 vagas em 31 cursos sem necessidade...

Acusado de matar sargento da PM é transferido do Rio para Cuiabá

Raffael Amorim de Brito chega à capital sob forte...

Atividades são de caráter teórico e prático, com a realização de dinâmicas para reproduzir situações vivenciadas durante as aulas, trazendo o conceito das lutas de forma aplicável no contexto escolar.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu, na manhã desta quarta-feira, 21, no Anexo I da SMECEL, uma Capacitação para todos os profissionais de Educação Física que atuam nas escolas da rede municipal, referente à unidade temática Lutas, dentro do Programa Esporte para Além das Fronteiras.

De acordo com o professor Wlademir Lira, da equipe Inteligência Educacional e coordenador do projeto de Educação Física e Lutas nas escolas, a capacitação aborda a Unidade Temática – Lutas, passando pelas orientações da BNCC, demais unidades temáticas, os objetos de conhecimento até as orientações sobre os materiais utilizados pelo projeto nas modalidades de lutas e artes marciais, com o objetivo de realizar uma imersão nas práticas e vivências dos profissionais participantes.

O coordenador ressaltou que as atividades realizadas durante a formação são de caráter teórico e prático, com a realização de dinâmicas para reproduzir algumas situações vivenciadas durante as aulas, trazendo para o conceito das lutas de forma aplicável no contexto escolar. “Vamos reproduzir aqui com os professores o que geralmente fazemos com nossos alunos em sala de aula”, explicou.

Para o superintendente de Esporte da SMECEL, Jadir Pereira, o Programa Esporte para Além das Fronteiras foi muito bem recebido por alunos e professores da rede municipal e já tem apresentado resultados positivos na comunidade escolar. “Recentemente, no mês de maio, quando comemoramos os 156 anos de Várzea Grande, ampliamos o atendimento do Programa lançando o terceiro polo na EMEB José Estejo de Campos, no bairro Vitória Régia, com capacidade para atender mais 1.500 alunos”, destacou.

O secretário Silvio Fidelis reforçou que, atualmente Várzea Grande é referência no Brasil com o Programa Esporte para Além das Fronteiras e constantemente o município é citado pelos irmãos da Team Nogueira, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, idealizadores do projeto. “O prefeito Kalil Baracat e o vice José Hazama são entusiastas do esporte, com o apoio deles e da Câmara dos Vereadores, Várzea Grande tem despontado no país como município que efetivamente fomenta as atividades físicas e o desenvolvimento integral de seus alunos na rede municipal de Ensino”, comemorou.

As próximas etapas da formação será a aplicação da formação nível de lutas dentro das aulas de Educação Física, com atividades práticas, jogos de lutas como forma de apoio às atividades esportivas e também como estímulo ao desenvolvimento de valores junto aos estudantes.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here