23 C
Cuiabá
sábado, 15 novembro 2025
HomeCulturaKaratecas de projeto social da Shotokan participam de exame de troca de...

Karatecas de projeto social da Shotokan participam de exame de troca de faixa

Date:

Related stories

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Primeira Turma acolhe denúncia da PGR sobre atuação do...

PF investiga servidora da Caixa por fraude que causou prejuízo de R$ 500 mil a clientes no RJ

Operação cumpriu mandados de busca em Campos dos Goytacazes;...

Delegação de Cuiabá disputa Jogos Abertos Estaduais em Lucas do Rio Verde

Participação é resultado do fortalecimento das políticas esportivas implementadas...

Atletas mirins de diversos polos de Cuiabá e Várzea Grande irão participar do evento

“O exame de faixa será de extrema importância para os alunos, pois os mesmos poderão mostrar os ensinamentos que aprenderam.” Comenta a sensei Vilda Aparecida, ao convidar à população para o primeiro exame de faixa (avaliação motora do Karatê) que acontecerá neste sábado, às 14h30 no Ginásio Dom Aquino.

A equipe de profissionais da Associação Centro américa de Karatê Shotokan convida todos os apoiadores e admiradores que acreditam no trabalho desenvolvido em Cuiabá e Várzea Grande, com crianças, adolescentes e jovens que frequentam o “Projeto de Karatê-Dô Tradicional: ESPORTE E CIDADANIA MÓDULO III” para o evento deste sábado.

“O momento é de muita alegria para toda equipe, o exame de faixa serve para medir os conhecimentos técnicos do karatecas de acordo com o tempo de treinamento. É uma avaliação física e mental. As faixas indicam o tempo de prática e a graduação dentro do Karatê, bem como a disciplina, a concentração e a responsabilidade. Além das aulas práticas, os alunos também adquirem conhecimentos através de aulas teóricas com base na filosofia do Karatê”, salienta a sensei.

PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção dos alunos é feito junto às escolas que solicitam a visita técnica da equipe Shotokan. Então, são realizadas apresentações ou amostras dos alunos já graduados ou a caminho da graduação (faixa). Após isso, a equipe Shotokan entrevista os alunos que querem participar do projeto, nesse processo além dos alunos, particiapm também os pais, direção e coordenação da escola consolidando a presença da Associação dentro do ambiente escolar.

As escolas que já participam do projeto Karatê – do tradicional passam também por avaliações, e também seus novos alunos. Os alunos que já fizeram exame de faixa seguem dando continuidade ao desenvolvimento dos ensinamentos do karatê, assistindo aulas teóricas e práticas, ganhando também uma bagagem filosófica do ensino.

CIDADANIA E RESPEITO AO PRÓXIMO

Em se tratando de aprendizagem, os alunos são formados por professores capacitados que além de ensinar as técnicas do karatê, transmitem informações significativas sobre cidadania e respeito ao próximo, e bons comportamentos. Mostrando como se tornar um cidadão pleno na sociedade.

Irão participar do evento, os alunos beneficiados dos polos: Shotokan (Cuiabá), Creche Benedito da Cura/Shotokan (Cuiabá), Associação Cáritas (Várzea Grande), Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo (Varzea Grande), Instituto luz do Amanhã (Varzea Grande), Loja Maçônica X de Maio número 9 (Varzea Grande).

Os Karatecas que conseguirem um nível de faixa maior, terão a chance de evoluir e aprender técnicas superiores que a nova faixa exige, os demais prosseguirão a aprimorar a aprendizagem para que futuramente possam conseguir galgar uma melhor graduação.

“O karatê é um processo longo de ensinamentos, pois a aprendizagem é continua em busca da perfeição.” Finaliza a sensei.

PROJETO SOCIAL

A Associação Centro América de Karatê Shotokan é uma entidade sem fins lucrativos, de administração e prática na área desportiva, cultural, educacional e social.

Há muitos anos a iniciativa de sucesso já é promovida e conta com apoio do Ministério da
Cidadania e Secretaria Nacional ao Incentivo e Fomento dos Esportes.

O projeto oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar o esporte sem custos aos jovens. Recebem kits com uniformes (camiseta e kimôno), e também participação nos festivais, cursos de capacitação e exame de faixa custeados.

A iniciativa é apoiada pelo Ministério dos Esportes, com aporte das empresas Agro Amazônia, Bom Futuro. Áster Máquinas, Ihara Brás, Fundação André e Lucia Maggi, Lavoro, Mon Bijoux, Energisa, Comper, Fort Atacadista, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Várzea Grande/FIA, Criança Esperança, 1º Serviço Registral de Mato Grosso, SICREDI, Mon Bijoux, Clínica Angel e CDL.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here